Bali recebe Selo de Qualidade da Prefeitura e do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes

25/11/2003

Solenidade de entrega será nesta quinta-feira, dia 27, às 17h, no Restaurante que fica na Rua Rumualdo Andreazzi, nº 333, no Jardim do Trevo

Por Eliana Fernandes

A Prefeitura e o Sindicato dos Restaurantes, Hotéis, Bares e Similares de Campinas entregam o Selo de Qualidade Alimentar ao restaurante chinês Bali, nesta quinta-feira, dia 27 de novembro. A solenidade contará com um coquetel oferecido pelo Restaurante em suas dependências e acontece às 17h. O Selo é fruto do trabalho conjunto do Sindicato e da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, da Ceasa-Campinas e do GDR, Grupo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar.

O Selo de Qualidade Alimentar é um reconhecimento oferecido àqueles estabelecimentos que servem refeições e  seguem as leis e normas higiênico-sanitárias. Ele faz parte do Projeto Fome Zero e do Programa de Segurança Alimentar de Campinas. Estão em fase de análise para receber o certificado cerca de outros vinte restaurantes de Campinas. O Montana Grill do Shopping Parque Dom Pedro foi o primeiro a receber o Selo, em abril deste ano. O restaurante Bali fina na Rua Rumualdo Andreazzi, nº 333, no Jardim do Trevo, em Campinas.

Adesão é voluntária
A adesão ao programa é voluntária, ou seja, o estabelecimento que quiser  participar pode  procurar o Sindicato dos Hotéis ou a Ceasa-Campinas  por meio dos telefones 3254-2211 e 3746-1001. Uma vez acionados, o Sindicato ou a Ceasa enviam um profissional à empresa  para que seja realizada inspeção e fornecidas orientações sobre o processo de adesão. Segundo a coodernadora do projeto pela Ceasa, Tatiana Fonseca, "após este primeiro contato o estabelecimento faz as adequações necessárias, se for preciso, e o pedido do Selo é analisado por técnicos da Ceasa e da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, durante uma segunda visita ao restaurante. Os dois órgãos fazem relatórios para a coordenação sobre as condições do candidato ao Selo aprovando ou não. Em caso negativo, o restaurante recebe orientações para sua adequação e nova inspeção", conta.

Educação e incentivo
Para o coordenador da Vigilância Sanitária de Campinas, Vicente Pisani Neto, entre os objetivos do Selo de Qualidade Alimentar estão orientar o consumidor que faz suas refeições fora de casa e incentivar empresários que trabalham com comida pronta a aprimorarem seus serviços, assegurando qualidade e higiene. "É um trabalho educativo e que contribui para uma postura mais informada e ativa em relação à qualidade e segurança dos alimentos tanto de quem prepara quanto de quem consome", completa.

Fome Zero
O Selo de Qualidade faz parte do Programa de Segurança Alimentar da Prefeitura Municipal de Campinas e do Projeto Fome Zero lançado em outubro de 2001 e desenvolvido por várias secretarias municipais como Educação, Saúde e Assistência Social e pela Ceasa-Campinas e GDR (Grupo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar).

Segurança alimentar significa garantir a todos uma alimentação digna, de qualidade e em quantidade suficiente para suprir as necessidades. Ou seja, garantir a todos o direito básico de comer e com qualidade. Também fazem parte do Programa o novo modelo de alimentação escolar, o Banco de Alimentos, entre outros.