Prefeitura formaliza parceria com Escola Paulista de Homeopatia e amplia assistência a usuários do SUS

26/11/2003

Denize Assis

Uma parceria entre a Prefeitura de Campinas e a Escola Paulista de Homeopatia estabelecida nesta terça-feira, 25 de novembro, durante o fórum inaugural da 1a Semana Municipal de Homeopatia, vai possibilitar a ampliação do atendimento homeopático aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. O evento ocorreu no Auditório da Estação Cultura e reuniu cerca de 60 pessoas.

O acordo prevê formação e reciclagem em homeopatia para profissionais da Secretaria de Saúde de Campinas, estabelece que a rede municipal de saúde seja campo de estágio para os alunos da Escola Paulista de Homeopatia residentes na região e estimula o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos científicos entre os profissionais da rede.

Para a médica homeopata Míriam Aikel Mansour, diretora da Escola Paulista de Homeopatia, a iniciativa é um avanço porque amplia a cesta de ofertas para os usuários da rede pública de saúde, possibilita a formação de homeopatas na prática da medicina preventiva e divulga a homeopatia para a população.

"Ao expandir a prática na rede pública, a própria homeopatia ganha já que na saúde pública é possível estabelecer um vínculo com o paciente fundamental para o tratamento homeopático", disse Míriam.

Expansão. A parceria entre Prefeitura e Escola Paulista de Homeopatia é uma das iniciativas do Grupo de Estudos e Trabalhos em Racionalidades Integrativas (Getris) da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar a homeopatia para toda a rede de saúde. Neste sentido, a Prefeitura deve publicar nos próximos dias no Diário Oficial do Município portaria que oficializa esta forma de tratar como política de saúde pública.

No último dia 10, também foi aprovado projeto de lei 647/2003, de autoria do vereador Paulo Búfalo, que estabelece a Semana Municipal de Homeopatia a partir de 21 de novembro. O projeto aguarda sanção do Executivo.

Terapia natural. De acordo com o médico homeopata Alexandre César de Conti, coordenador Getris, a homeopatia é um método terapêutico considerado natural que utiliza medicamentos que vêm dos reinos animal, vegetal e mineral. Sua principal característica é tratar a pessoa e não a doença.

Alexandre informa que, em Campinas, a homeopatia é utilizada pela Prefeitura desde 1989, sem ter sido, no entanto, oficializada. A Secretaria de Saúde dispõe de um ambulatório com seis médicos que atendem em carga horária integral e possui mais de 10 mil pacientes cadastrados. Todos os medicamentos utilizados são gratuitos, viabilizados por meio de parceria com uma farmácia de homeopatia.

Segundo Alexandre, a Secretaria de Saúde já conta com recursos humanos e com a infraestrutura para ampliar a homeopatia. Levantamento do Getris, apontou que a rede de saúde da Prefeitura conta com 41 médicos homeopatas. Em toda cidade, segundo estimativa do grupo, há 300 profissionais especializados na área.

O médico informa que, atualmente, há uma demanda reprimida por tratamento homeopático na Secretaria de Saúde. Segundo ele, 371 pessoas aguardam vagas para serem atendidas. Os pacientes são atendidos na Policlínica II da Prefeitura e o agendamento para a consulta deve ser feito pelos Centros de Saúde.

Temas. O Fórum desta terça foram discutidos os temas: Semana Municipal de Homeopatia; Racionalidade Médica Homeopática: uma inclusão social; Homeopatia no contexto da medicina institucional; Homeopatia em Unidade Básica de Saúde: um espaço possível; Escola Paulista de Homeopatia e Secretaria de Saúde de Campinas: parceria.