Curso capacita profissionais para assistência farmacêutica na rede pública

26/11/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou na última terça-feira, 25 de novembro, um curso para capacitar profissionais que trabalham nas farmácias dos Centros de Saúde e dos Módulos de Saúde do Paidéia. O objetivo é qualificar a atenção farmacêutica na rede básica de saúde, melhorar a gestão de recursos por meio do controle e armazenamento de remédios, ao mesmo tempo em que promove a humanização e o vínculo com o paciente.

Atualmente, a Secretaria de Saúde dispõe de farmácia em cada um dos 47 Centros de Saúde e dos treze Módulos do Paidéia. Conta com uma lista padronizada composta por 276 medicamentos entre analgésicos, anti-hipertensivos, itens de urgência e emergência, remédios para diabetes, Aids e tratamento das doenças específicas e de saúde mental.

O treinamento ocorre na sala 2 da Estação Cultura e tem carga horária de 30 horas. Foi organizado em parceria com o Centro de Ensino dos Trabalhadores da Saúde (Cets), tem apoio da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas) e termina no período de 16 a 18 dezembro. Outras duas turmas estão previstas para iniciar capacitação em fevereiro de 2004. O último curso com este objetivo foi realizado em 1997.

Volta ao índice de notícias