Alunos da Unicamp realizam oficina de mosaico no Cândido

27/11/2003

Segunda-feira, dia 01/12, a partir das 10h, os alunos do professor Geraldo Porto, do Instituto de Artes da Unicamp e os usuários da Oficina de Mosaicos do Cândido Ferreira, realizarão o projeto PONTE FELIZ O projeto prevê a realização de mosaicos em ladrilho na ponte da entrada do Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira".

A parceria dá início ao Dia da Criatividade da Oficina de Mosaicos do Cândido, que hoje atende quinze usuários, reinserindo-os na sociedade através do trabalho. A Oficina desenvolve peças de decoração em mosaico, que são vendidas na loja Armazém das Oficinas (loja dos usuários da instituição), além de serem distribuídas e, todo Brasil, para lojistas de decoração.

Núcleo de Oficinas e Trabalho

Muitos pacientes apresentam condições para o trabalho. As dificuldades de retorno para o mercado de trabalho são tratadas nestas oficinas terapêuticas, nas quais os usuários retomam a auto-estima e a capacitação profissional. Os usuários recebem uma bolsa-oficina, de acordo com a produção mensal. Algumas pessoas, após um tempo de serviço, se engajam no mercado e se desligam das oficinas que funcionam no Cândido.

As oficinas, que atendem aproximadamente 250 usuários, existem hoje em número de doze: Oficina Culinária, Papel Reciclado, Gráfica, Vitrais, Vitral Plano, Velas, Construção Civil, Agrícola, Mosaico, Marcenaria, Serralheria e o Projeto Parceira (nos quais os usuários trabalham junto a equipes profissionais da instituição).

Os produtos de decoração têm alcançado grande aceitação no mercado e ampliado as vendas, aumentando assim a bolsa-oficina que cada usuário recebe no final de cada mês.

O Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" desde 1990 realizou um convênio de co-gestão com a Prefeitura de Campinas, o que possibilitou a mudanças nos modos de cuidar em saúde mental. A instituição tornou-se referência em tratamento de saúde mental no Brasil, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde desde 1993. O principal objetivo do serviço é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes. 

Volta ao índice de notícias