Visa Sudoeste promove ações para limpeza do córrego Areia Branca

04/11/2004

Talita El Kadri

A Vigilância em Saúde (Visa) da Região Sudoeste e o Centro de Saúde (CS) Jardim Aeroporto promovem no próximo sábado, dia 6 de novembro, das 8h às 12h, limpeza do Córrego Areia Branca, com plantio de árvores, apresentação de Lian Gong e barraca com exposição de exemplares da fauna sinantrópica (aranha, escorpião, ratos e outros bichos indesejados) e ações educativas. Todas as atividades serão realizadas às margens do córrego, na rua Iracema, entre os trechos da rua Iguaruçu e rua Itamaraty, na Vila Aeroporto.

De acordo com a tecnóloga em Saneamento do Distrito Sudoeste, Ivanilda Mendes, o objetivo é estimular a valorização das áreas verdes e dos cursos d´água. As equipes de saúde vão trabalhar para diminuir despejos de lixo e entulho na área e despertar a consciência da população local para a importância da preservação dos espaços no entorno do córrego Areia Branca.

Segundo a supervisora de controle ambiental do Distrito Sudoeste, Clotilde Cirene Pitondo Sreiria, cuidados com o meio ambiente ajudam a promover saúde e, principalmente, evitar problemas freqüentes na região, como as enchentes. "A falta de cuidado com o meio em que vivemos, como jogar lixo e entulhos nos córregos, degradam a área e a água, além de provocar obstrução do curso do córrego e, por isso, podem ocasionar inundações".

Clotilde lembra que os materiais dispostos incorretamente no ambiente podem oferecer risco de doenças para os moradores da região. "Lixo e entulhos jogados nas margens e córregos atraem animais indesejados como ratos e baratas e podem servir de criadouros para mosquitos, oferecendo risco de doenças como leptospirose e dengue".

Durante as atividades, as equipes de saúde do Distrito Sudoeste e do CS Aeroporto, junto com a comunidade, vão plantar mudas de árvores nativas nas margens do córrego. As plantas serão fornecidas pelo Departamento de Parques e Jardins e a ação será orientada pelos técnicos do departamento.

Volta ao índice de notícias