Profissionais e usuários da rede de saúde mental querem criar associação

05/11/2004

Talita El Kadri

Usuários dos serviços de saúde mental de Campinas, profissionais e gestores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano, Novo Tempo e Integração, do Centro de Convivência Tear das Artes e simpatizantes do Movimento Nacional de Luta Anti-Manicomial reúnem-se neste sábado, dia 6, às 15h, no Caps Integração, para mais uma etapa das discussões para criação da associação municipal dos usuários e familiares da rede de saúde mental.

Durante os encontros os participantes conversam sobre a melhor forma de criação da organização que, segundo a apoiadora de saúde mental do Distrito Sudoeste, Stellamaris Pinheiro, vai funcionar como um interlocutor entre o governo, a sociedade e o portador de transtorno mental grave.

"Campinas é exemplo em reforma psiquiátrica para todo o Brasil e a associação vai proporcionar maior desenvolvimento e auxiliar no aprimoramento e melhora dos cuidados com saúde mental no município. O órgão vai funcionar para atender os direitos dos usuários, oferecer serviços, centros de geração de renda, entre outros benefícios para os membros", afirma Stellamaris.

A associação municipal dos usuários e familiares da rede de saúde mental deve ser criada ainda este ano e vai ser coordenada por um grupo de pessoas que formarão a diretoria. Os usuários serão cadastrados e poderão usufruir das vantagens que o órgão vai proporcionar.

Segundo a apoiadora em saúde mental, quem tiver interesse em participar do processo de criação de uma rede solidária na saúde mental da cidade pode ajudar das mais diversas formas e pode, também, participar das reuniões para a formação da organização. Para isso o cidadão deve procurar um dos Caps envolvidos. O telefone do Caps David Capistrano é 32667878, do Caps Novo Tempo é 32231831 e do Caps Integração é 32698915.