Secretaria de Saúde recebe doação de mil lâmpadas elétricas da CPFL

08/11/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu nesta segunda-feira, dia 8 de novembro, mil lâmpadas elétricas da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). A doação é parte da Campanha Troque a Lâmpada, do Programa de Eficiência Energética da empresa, que tem como objetivo a redução do consumo de energia. "O programa consiste em substituir as lâmpadas comuns pelas chamadas ‘eficientes’, que permitem economia de até 75%", diz Wilson Maldonado, gerente regional da CPFL.

Segundo Maldonado, as lâmpadas eficientes, além da economia em relação às lâmpadas comuns, duram no mínimo seis vezes mais, têm garantia de um ano contra defeitos de fabricação e ainda são decorativas. "Para a doação, fizemos um contrato antecipado com o intuito de levantar a necessidade da Secretaria de Saúde e avaliar a quantidade de lâmpadas", diz.

A gerente do poder público da CPFL, Adriana de Arruda Costa Alves, informa que 1% da renda líquida da companhia é aplicado em programas de eficiência energética, conforme estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Em 2003, a doação foi para Secretaria Municipal de Educação, para uso em escolas e creches municipais", diz.

A Secretaria de Saúde gasta, aproximadamente, 2 mil lâmpadas incandescentes por ano. Segundo o engenheiro responsável pela área de manutenção da pasta, Celso Martinez de Oliveira, estas lâmpadas são utilizadas em dependências internas, em áreas de acesso, banheiros, corredores, entre outras. "Na última compra, gastamos 0,74 centavos em cada unidade. Mas são lâmpadas comuns, porque estas doadas pela CPFL custam muito mais, cerca de 8 ou 9 reais cada", informa.

Segundo Oliveira, a iniciativa da CPFL incentiva ações para economizar energia. "Em se tratando de órgão público, pelo volume de atividades, os gastos com energia são bastante altos e tudo o que puder ser economizado reflete também para a população", diz.