CS Orozimbo Maia encerra trabalhos de educação em saúde na Escola Júlia Ruete

09/11/2004

Denize Assis

Agentes comunitários de saúde e outros profissionais das equipes do Paidéia do Centro de Saúde Orozimbo, na Região Sul de Campinas, encerraram na última semana o trabalho de educação em saúde com alunos de 1a a 4a séries da escola Júlia Ruete. As crianças receberam, durante um mês, por meio de palestras, seminários e dinâmicas, orientações sobre dengue, saúde bucal, higiene e reciclagem.

Para encerrar as atividades, as equipes, promoveram um bate-lata seguido de arrastão em todo percurso das margens do córrego do Itatiaia. O trabalho teve como objetivo, segundo o supervisor de controle ambiental da Secretaria de Saúde, Jorge Antônio, conscientizar a população que mora no Itatiaia sobre a importância de não jogar lixo e outros materiais no córrego e acerca da importância da destinação adequada dos resíduos.

Segundo Jorge, o trabalho com crianças é muito importante porque elas ainda estão adquirindo hábitos e assimilam bem as informações. "Além disso, acabam sendo multiplicadores dos conceitos em suas casas e em espaços da comunidade", diz. O supervisor informa ainda que as crianças são bastante receptivas quando se trata de assuntos chamados ‘temas transversais’, que são aqueles que não constam do currículo.

A escola Júlia Ruete foi escolhida para o trabalho porque está numa área de maior risco para a dengue e outros agravos de saúde. A equipe também considerou o fato da escola receber crianças de vários bairros, o que possibilita disseminar as informações para uma área maior.

Volta ao índice de notícias