Médicos da rede municipal de saúde fazem curso de meditação para auxiliar tratamentos

09/11/2004

Talita El Kadri

Acontece nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, das 19h30 às 21h, no Ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal Mário Gatti, mais uma etapa do curso de meditação com utilização das técnicas C´´han Tao e Qi Gong. As aulas para mais de 22 médicos alunos do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico em Acupuntura (Ipema), cinco deles funcionários da rede pública de saúde, tiveram início em agosto e ocorrem uma vez por semana, sempre às quintas-feiras.

Os encontros são ministrados, voluntariamente, pelo acupunturista e professor do Ipema, Cyro Fumagalli, e pela psicóloga especializada em psicoterapia junguiana com ênfase em técnicas corporais, Danielle Fumagalli. A proposta é que os profissionais que participam do curso, posteriormente, passem a criar grupos de meditação com seus pacientes e com os funcionários das unidades onde trabalham.

De acordo com Danielle, a meditação trabalha ampliando e clareando a consciência do paciente, ajudando na percepção de nós mesmos e do mundo em que vivemos. "Os adeptos conseguem lidar melhor com dificuldades e problemas cotidianos e, conseqüentemente, com auxilio da circulação de energia proporcionada, acontece a melhoria do funcionamento dos órgãos do nosso corpo", afirma.

A psicóloga informa que a técnica acelera tratamentos, mas lembra que os avanços dependem da disciplina e dedicação de cada um. "A meditação age no paciente de forma global, e não diretamente na doença, por isso deve ser empregada paralelamente a tratamentos convencionais, como alopatias e acupuntura", diz.

Segundo Danielle, a meditação não tem contra-indicações - é feita por jovens, adultos, idosos e gestantes – e é usada, ainda, para manter a saúde ao fim de tratamentos e, também, como prevenção de enfermidades em geral.

O curso não tem um número de aulas definidas ou previsão de término, já que é um processo de aprendizado e não apenas uma demonstração da técnica. As aulas devem continuar enquanto houver interesse dos participantes e procura de novos alunos.