CS Centro promove bazar de artesanatos

11/11/2004

Talita El Kadri

O primeiro bazar de artesanatos promovido pelo Centro de Saúde (CS) Centro, nesta quinta-feira, dia 11, das 9h às 18h30, na sede da unidade, rua Barão de Jaguará, 356, superou as expectativas dos organizadores, tanto que às 14h mais da metade dos produtos já havia sido vendida. Os materiais à venda, desde panos de prato e toalhas até roupas de crochê e peças de tricô e bordados, foram confeccionados por usuários que participam da Oficina Semear.

Parte da renda será usada para compra de kits para 20 moradoras de um asilo da cidade. As idosas vão receber pasta e escova de dentes, colônia, camisola, e materiais produzidos pelos usuários da oficina, como toalha e meias de lã. A outra parcela da arrecadação será revertida para compra de mais materiais para o projeto Semear.

Os vendedores foram os quatro agentes comunitários de saúde da unidade que participam do projeto e os próprios usuários. De acordo com a agente de saúde, Aurídia Bento, o evento foi um sucesso e o grupo recebeu encomendas que serão vendidas no segundo bazar da unidade, que deve acontecer entre 15 e 22 de dezembro.

Semear. A oficina, que ensina trabalhos manuais para cerca de 20 pacientes acompanhados pela psiquiatria e psicologia do CS, acontece às quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h, no salão cedido pelo Sindicato da Construção Civil. Nas aulas, que também contam com a participação de idosos da região, os alunos aproveitam material doado pela comunidade e os professores são voluntários.

"As atividades contribuem para a melhora da auto-estima e saúde dos idosos e de pacientes em depressão ou indicados por profissionais de saúde, além de ensinar um ofício aos participantes. Os trabalhos promovem inclusão social, troca de experiências e os usuários surpreendem pela criatividade e capacidade de transformar matéria-prima em peças lindas", afirma a agente de saúde e uma das responsáveis pelo projeto, Evanir Guimarães Sidoti.

Volta ao índice de notícias