Palestra relata avanços no combate ao câncer de mama em Campinas

16/11/2004

Talita El Kadri

Mais de 50 pessoas compareceram nesta terça-feira, dia 16, no Salão Vermelho da Prefeitura, para a abertura oficial da 2ª Semana de Saúde da Mama de Campinas, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. A palestra, gratuita, aconteceu à tarde e reuniu profissionais da saúde, pacientes, familiares e interessados no tema.

Os palestrantes foram os médicos mastologistas responsáveis pelo Ambulatório de Saúde da Mama da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Brandão e Orlando de Almeida. O evento contou com a presença do diretor municipal de saúde de Campinas, o médico sanitarista Roberto Mardem. Durante as exposições foram relatados os avanços na luta contra o câncer de mama em Campinas e, ainda, discutidas as formas de prevenção, diagnostico, controle e tratamento da doença. Em seguida os participante puderam tirar dúvidas e fazer perguntas.

De acordo com o médico Orlando de Almeida, desde 1996 o município investe no combate à doença - a oferta de exames de mamografia aumentou em dez vezes - e a Secretaria Municipal de Saúde criou o Ambulatório de Saúde da Mama, que proporciona agilizar e melhorar as medidas necessárias para o tratamento dos pacientes.

Fernando Brandão, por sua vez, afirma que houve diminuição do tempo de espera para os exames de mamografia e informa que o sistema de prevenção ao câncer de mama na rede pública de saúde municipal proporciona dar preferência para realização de exames em casos de suspeitas da doença. "Em 96, pacientes demoravam cerca de quatro meses entre o encaminhamento para exame e os resultados. Atuamente, quando há suspeita da doença, os exames são feitos até no mesmo dia da consulta, e, em casos que apresentam resultados positivos para o câncer de mama, o tratamento é iniciado em no máximo uma semana", diz.

Luta pela vida

A secretária Maria Aparecida Alquezar, de 46 anos, descobriu que tinha câncer de mama há um ano e fez a cirurgia para retirada da mama direita há 45 dias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela relata que continua os tratamentos, faz acompanhamento com os médicos da rede e acredita que o envolvimento da equipe foi muito importante para o sucesso dos procedimentos. "O relacionamento e apoio nos ajudam na luta pela vida e não só no combrate à doença", diz.

De acordo com o médico Fernando Brandão, o câncer de mama tem cura. "O diagnóstico precoce e os tratamentos eficazes possibilitam bons resultados. Proporcionam também menor multilação das mamas, quando necessária, e melhor a qualidade de vida da paciente", diz.

Ele informa que quem quiser fazer a mamografia deve ir ao Centro de Saúde mais próximo de sua casa, onde será encaminhada para institutos que realizam esses exames por um ginecologista ou clínico geral. Os casos que apresentarem suspeitas ou resultados positivos para a doença são destinados para a Policlínica II, onde é feita a avaliação e as pacientes são encaminhadas para tratamento.