Usuário recebe primeira prótese dentária imediata

24/11/2004

Talita El Kadri

O Centro de Saúde (CS) Costa e Silva, referência para prótese dentária na Região Leste de Campinas, acaba de desenvolver um trabalho de colocação de prótese imediatamente após a extração dos dentes. A iniciativa é inédita na rede pública municipal de saúde e a Secretaria vai relatar a experiência para outros serviços que são referência para a especialidade.

Trata-se do caso de Edson Correia da Silva, de 43 anos, paciente do Centro de Saúde Conceição, que apresentava queixas de dor e mobilidade nos dentes anteriores. A equipe que promoveu o serviço há dois meses é composta pela auxiliar de cirurgião dentista (ACD) Terezinha Cardoso e pelos dentistas Vera Alice Bolzani e Daniel Boklis.

A dentista referência em prótese, do Distrito Leste, Vera Alice Bolzani, afirma que a confecção de próteses dentárias para a população no serviço público é necessária devido ao importante papel que a saúde bucal exerce para o bem-estar físico e metal dos indivíduos. Segundo ela, o comprometimento da saúde de toda a boca pode afetar a mastigação e acarretar problemas nutricionais e gástricos e, ainda, pode influenciar esteticamente e desencadear sentimentos de desamparo, desânimo e baixa auto-estima na pessoa.

Silva, que não poderia pagar pelo tratamento em serviços particulares, afirma que a atenção da equipe de saúde o ajudou na recuperação e na fase de adaptação à prótese dentária. "Me sinto muito bem e mais feliz – e relata - já posso triturar alimentos e o maior benefício que obtive foi em relação à estética".

Segundo o dentista Isamu Murakami, coordenador municipal da área de saúde bucal, a técnica da prótese imediata proporciona que o paciente que está com a dentição comprometida possa retirar os dentes e colocar, no mesmo dia, a prótese total. "Neste caso, o molde é planejado previamente e após a cicatrização da cirurgia, é feito um acompanhamento para adequação do material à gengiva e boca do paciente", afirma.

De acordo com Isamu, em pacientes que já possuem próteses totais ou parciais ou que já estão sem os dentes, são necessárias cinco visitas ao dentista para moldar, escolher os dentes, provar e entregar a prótese finalizada. Ele ressalta que a técnica de prótese imediata é usada apenas em casos pré-selecionados e que apresentam necessidade desde tipo de serviço.

A Secretaria de Saúde de Campinas oferece, nas cinco regiões da cidade, próteses totais (dentaduras) superiores e inferiores e próteses removíveis (pontes), sem grampo, apenas para a arcada superior para usuários da rede municipal de saúde que necessitam do serviço. A medida atende a uma das indicações apontadas no Orçamento Participativo (OP) de 2003.

O benefício está disponível nos Centros de Saúde Costa e Silva, Florence, Boa Vista, ambulatório Ouro Verde e um serviço instalado no Departamento de Transportes Internos (Deti) que são referência, respectivamente, para as regiões Leste, Noroeste, Norte, Sudoeste e Sul.

Os usuários que precisarem do serviço serão encaminhados pelos seus respectivos centros de saúde para a unidade de referência de sua região e, de acordo com as necessidades elencadas pelas equipes de referência, as consultas são reguladas e remanejadas pelo Distrito de Saúde. A meta é ofertar mil próteses nos primeiros doze meses do programa.

Conforme levantamento da Secretaria de Saúde, de 2002, 58% da população de Campinas com mais de 65 anos utilizam próteses na arcada superior e 33% na arcada inferior. Também há uma demanda reprimida, de pessoas que necessitam e não têm acesso, de 33% da população nesta faixa etária que necessita de próteses superior e de 41% que precisa de prótese inferior.