Visa intensifica ações de prevenção da leptospirose durante período de chuvas

30/11/2004

Talita El Kadri

Preocupada com o aumento das chuvas na cidade, a Secretaria de Saúde de Campinas intensificou nos últimos dias as orientações e ações de prevenção à leptospirose para a população. A Vigilância em Saúde (Visa) do município quer alertar equipes do Paidéia – Saúde da Família, dos hospitais e demais profissionais da rede municipal de saúde para o diagnóstico e tratamento precoce da doença.

O objetivo das atividades é diminuir as complicações e mortes entre pessoas acometidas. A leptospirose é uma doença grave transmitida ao homem principalmente pela urina do rato. A bactéria é eliminada no meio ambiente e pode sobreviver principalmente em locais úmidos, como lama, água e margens de córregos.

De acordo com a enfermeira sanitarista da Visa de Campinas, Brigina Kemp, o aumento no número de casos da doença é comum nessa época do ano pois, com as chuvas, os ratos saem mais de seus abrigos e as pessoas ficam mais expostas ao contato com a bactéria, devido às enchentes ou alagamentos.

Ela informa que, diferente do que a maioria das pessoas pensa, as bactérias causadoras da doença não estão apenas na água, mas também na lama. Por isso, é necessário ter cuidados com a limpeza de áreas atingidas por enchentes, já que a bactéria continua no local após o escoamento da água dos alagamentos.

"O homem pode infectar-se ao entrar em contato com água contaminada ou com a lama concentrada com bactérias, especialmente se tiver cortes ou arranhaduras na pele ou nas mucosas, ou por meio da ingestão de alimentos, medicamentos e da água de beber contaminados", afirma.

Os sintomas da leptospirose são vômitos, dores musculares, principalmente na barriga da perna, dor de cabeça, coloração amarelada da pele, calafrios, alteração de volume urinário, febre elevada, fraqueza e hemorragias na pele e mucosas. "Ao apresentar esses sinais, principalmente se tiver passado por alguma situação de risco para a doença, a pessoa deve procurar rapidamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa", alerta Brigina.

Últimos anos. Em Campinas, de acordo com a Visa, no ano de 2.000 foram confirmados 27 casos, dos quais sete morreram, o que representa uma taxa de mortalidade de 26%. Em 2.001, foram 39 confirmações com nove mortes (23%). Em 2.002, a vigilância em saúde registrou 20 casos e dois óbitos (10%) e, em 2003, foram confirmadas 31 notificações e quatro mortes (13%).

Este ano, dados preliminares mostram que houve 15 casos confirmados, dos quais 14 evoluíram para cura e um ainda está em andamento. A Secretaria Municipal de Saúde informa que a letalidade esperada da doença é de 9% a 20% conforme a gravidade do caso e as condições de assistência.

Quadro:

Medidas de prevenção

Evitar a multiplicação dos ratos, mantendo o meio ambiente o mais limpo possível e destinando adequadamente os restos de alimento;

O lixo doméstico deve ser posto fora de casa, em local alto, pouco antes do caminhão de coleta passar;

O alimento para animais domésticos deve ser disposto apenas no horário da alimentação dos mesmos e as sobras devem ser removidas e descartadas adequadamente;

Buracos entre telhas, paredes e rodapés devem ser vedados;

Quintais, terrenos vagos e ruas devem ser mantidos limpos e os córregos sem entulhos e outros objetos;

À noite, objetos de animais domésticos devem ser lavados e guardados;

A caixa d'água precisa ser mantida limpa e tampada e os canos com aparas que impeçam a subida dos ratos ao reservatório.

Em caso de enchente:

O contato direto com as águas ou com a lama que sobrar das enchentes deve ser evitado sempre, durante a limpeza, a pessoa deve usar roupas apropriadas para se proteger;

Chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas pela enchente devem ser lavados com sabão e hipoclorito de sódio (ou água sanitária) na proporção de 1 copo do produto para 1 balde de 20 litros de água. O hipoclorito pode ser encontrado nas unidades de saúde da rede pública municipal;

Todos os alimentos e remédios atingidos pela inundação devem ser descartados;

Se a caixa d'água foi invadida, não usar esta água antes da desinfecção do reservatório;