Alunos da Escola Francisco Ponzio tiveram aula sobre saúde bucal nesta quinta

03/11/2005

Nesta quinta-feira, 3 de novembro, os 381 alunos da Escola Municipal Francisco Ponzio Sobrinho, na Região Sul de Campinas, aprenderam um pouco mais sobre saúde bucal e receberam orientações sobre técnicas de escovação, importância do uso do fio dental e de visitas periódicas ao dentista.

A aula, que incluiu conteúdo teórico e prático, aplicação de flúor e distribuição de escova de dentes, foi promovida por uma equipe do Centro de Saúde (CS) Santa Odila, que se responsabiliza pela área onde está instalada a escola.

"Aprendi mais uma vez que escovar os dentes após as refeições previne as cáries. Eu já sabia, mas é sempre bom lembrar porque às vezes a gente tem preguiça", disse Tiago Fernando Bueno de 13 anos, aluno da 4ª série.

O aluno Leonardo Henrique Adorno, de 11 anos, também recebeu bem a atividade e lembrou que é importante escovar bem os dentes para ter um sorriso branquinho. "Também aprendi que a saúde da boca faz parte da saúde do corpo como um todo", afirmou o Leonardo.

A dentista Rosa Maria Ricciardi Lombardi, que supervisionou a atividade, informou que a ação educativa e preventiva é uma rotina da equipe do CS Santa Odila que, além de visitar as escolas pelo menos duas vezes por ano, ainda vai a instituições filantrópicas, Organizações Não-Governamentais e a locais que abrigam idosos.

"A receptividade é sempre muito boa. E é um trabalho que surte resultado. É claro que, além disso, tem que ter o papel do familiar incentivando e supervisionando a criança no dia-a-dia, mas o reforço deste nosso trabalho é fundamental", disse Rosa.

A dentista informou que nas casas de idosos as equipes abordam, além da higienização, a prevenção do câncer de boca, e reforçam o papel dos cuidadores, já que muitas vezes a pessoa pode estar acamada ou debilitada por algum problema de saúde.

Além de Rosa, também integravam a equipe as agentes comunitárias de saúde (ACS) Ivânnia Aparecida Pereira Magalhães e Maria Jandira Machado Romeu. "Ensinamos técnica de escovação. São orientações como escovar da gengiva para o dente, na parte de dentro, em cima, embaixo, a língua e até pegamos na mão da criança para ensinar corretamente", disse Ivânnia. "Muitas vezes, essas crianças se tornam, em casa, multiplicadores das informações que assimilaram aqui", afirmou Jandira.

Para Alba Luzia Barbosa Scinocca, diretora da escola Francisco Ponzio, a parceria da educação com a saúde é fundamental. "É um trabalho importante e vai além da saúde bucal. Também são desenvolvidas atividades relacionadas a dengue e outras doenças e demais ações de vigilância em saúde", disse.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias