Equipes da Visa Sul são preparadas para diagnosticar e tratar gestantes com sífilis

04/11/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, reuniu ontem, dia 3 de novembro, no auditório do Hotel Vitória, mais de 50 profissionais, entre médicos e enfermeiros, durante capacitação em sífilis congênita - doença que a mãe transmite ao bebê durante a gravidez e que pode levá-lo à morte, por aborto ou parto prematuro, ou a nascer com defeitos físicos ou mentais.

O objetivo foi atualizar e capacitar os profissionais para suspeitar de sífilis e identificar e tratar a doença durante o pré-natal, quando o processo de cura é simples, barato e rápido. Em 2004, em Campinas, foram registrados 23 casos de sífilis congênita num total de 13.697 nascidos vivos filhos de campineiras, o que dá 1,68 para cada mil nascidos vivos. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1 para mil nascidos vivos.

Durante a capacitação, os profissionais também foram sensibilizados sobre transmissão vertical – de mãe para filho durante a gravidez ou parto – do vírus HIV, que causa a Aids.

A enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Visa de Campinas, informa que a capacitação dos profissionais da rede é uma diretriz da Secretaria de Saúde de Campinas, que tem como meta a eliminação da sífilis congênita no município e a redução da transmissão vertical do HIV. A sanitarista informa, ainda, que a sífilis congênita e a transmissão vertical do HIV são de notificação compulsória e que, portanto, todos os casos têm que ser informados obrigatoriamente à Vigilância em Saúde.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias