Cemitérios recebem ações de controle da dengue

08/11/2005

Equipes do Centro de Saúde (CS) Santa Odila e da Vigilância em Saúde (Visa) Sul orientaram na última segunda-feira, dia 7 de novembro, cuidadores dos cemitérios da Saudade e Santo Antônio para atuarem no controle da dengue.

Os dois cemitérios, localizados na Região Sul da cidade, são pontos de risco para a doença por possuírem jazigos com vasos ornamentais e floreiras – são mais de 40 mil recipientes -, que acumulam água e assim propiciam a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Segundo Margarete Isaque, supervisora de controle ambiental da Visa Sul, os cuidadores receberam informações sobre a doença, o mosquito transmissor, formas de prevenção e a importância de manter os recipientes livres de água.

"Aproveitamos a ocasião para fazer um diagnóstico pós Dia de Finados e detectamos que, em média, a cada 10 recipientes, um está com água. Por isso, nos dias 16 e 18 próximos, vamos promover um grande arrastão para eliminar estes criadouros. A ação vai contar com a participação de agentes comunitários de saúde", disse Margarete.

Nos últimos anos, a Prefeitura tem desenvolvido trabalhos nos dois cemitérios, com ênfase para a data do Dia de Finados, quando os locais recebem um grande número de visitadores. Foram desencadeadas atividades como perfuração dos vasos e ações educativas entre cuidadores e visitadores e, periodicamente, os locais recebem trabalhos de manutenção, já que alguns recipientes voltam a acumular água devido a concentração de sujeira ou porque as pessoas tapam os buracos com massa ou areia.

Segundo Margarete, o principal foco são as pessoas – tanto que trabalham como as que vão visitar o local. "Conscientizamos estes cidadãos com o objetivo de que eles se tornem cidadãos organizados, com olhar para o meio ambiente, a saúde e o coletivo", afirmou a supervisora de controle ambiental.

Dados. Em 2005, foram notificados 115 casos de dengue em Campinas, sendo 94 autóctones – quando a pessoa é infectada onde mora – de acordo com dados da Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde. O município registra transmissão do vírus da dengue há nove anos consecutivos, com picos epidêmicos em 1998, 2001, 2002 e 2003, sendo que o maior número de casos – 1,4 mil casos - foi registrado em 2002. Em 2003, houve 450 confirmações e, no ano passado, 24.

Os sintomas principais da dengue são febre, dor de cabeça e mal-estar geral. A pessoa com a doença também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao manifestar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde rapidamente.

Denize Assis