Ação da Saúde resulta em interdição de sete drogarias na Região Sul de Campinas

11/11/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, interditou entre terça-feira, dia 8 de novembro, e ontem, dia 10, sete drogarias que funcionavam de forma irregular nos bairros Vila Industrial, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Santa Eudóxia, Cidade Jardim, Jardim São José e Jardim dos Oliveiras.

Segundo o engenheiro sanitarista Márcio Lobo, da Visa Sul, entre os problemas encontrados, os estabelecimentos não possuíam licença de funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal, farmacêutico como responsável técnico e alguns atuavam sem alvará do Departamento de Uso e Ocupação do Solo (Duos) da Prefeitura Municipal de Campinas.

"As irregularidades constatadas constituem infrações sanitárias. Portanto, conforme previsto em lei, as instituições foram penalizadas com interdição do estabelecimento e dos medicamentos e só podem voltar a desenvolver as atividades de drogaria a partir do momento que tiverem corrigido todas as irregularidades anteriormente citadas", disse Márcio Lobo.

A ação que resultou nas interdições prossegue nos próximos dias em outros, segundo informou a Visa Sul. "O objetivo é fazer com que 100% das drogarias estejam legalizadas perante a Vigilância Sanitária reduzindo, assim, o risco à saúde pública", afirmou Márcio Lobo.

Segundo o engenheiro sanitarista, os proprietários e farmacêuticos devem exercer suas atividades com responsabilidade, pois drogarias não são simples comércio e constituem estabelecimentos de interesse à saúde. Ele informou que a população deve exercer a cidadania e denunciar situações irregulares. "Também é importante que as pessoas não comprem e não utilizem medicamentos sem prescrição médica e que sejam provenientes de estabelecimentos clandestinos, pois podem colocar em risco a saúde", disse.

Márcio informou, também, que estabelecimentos regularizados devem fixar em local visível ao público as devidas licenças de funcionamento da Saúde e do Duos. As denúncias de irregularidades podem ser feitas aos Centros de Saúde (CSs), Visas, Procon e pelo telefone 156.

Denize Assis