Cemitérios recebem ação preventiva contra a dengue

16/11/2005

Atividade integra programação do Dia D de Mobilização contra a Dengue

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou hoje, dia 16 de novembro, uma grande ação de prevenção e controle da dengue nos cemitérios da Saudade e Santo Antônio, com a inviabilização e remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da doença. Os dois cemitérios, localizados na Região Sul da cidade, são pontos de risco para a dengue por possuírem jazigos com vasos ornamentais e floreiras – são mais de 40 mil -, que acumulam água e assim propiciam a proliferação do Aedes aegypti. A atividade prossegue na sexta-feira, 18.

Para o trabalho, que integra a programação para marcar o Dia D de Mobilização contra a Dengue, comemorado em 19 de novembro, foram mobilizados 20 profissionais entre agentes comunitários de saúde, ajudantes e supervisores de controle ambiental da Vigilância em Saúde (Visa) e dos centros de saúde do Distrito de Saúde Sul.

A equipe foi dividida em duplas, sendo que cada uma delas se responsabiliza por uma área e vai de túmulo em túmulo para verificar vasos e floreiras e eliminar a água dos recipientes. Na sexta-feira, dia 18, peças que não possuem furos para escoar a água serão perfuradas.

Segundo Margarete Isaque, supervisora de controle ambiental da Visa Sul, num diagnóstico realizado semana passada, na primeira fase dos trabalhos, foi detectado que, em média, um a cada dez recipientes está com água. A supervisora informa que, nos últimos anos, a Prefeitura tem desenvolvido trabalhos nos dois cemitérios, principalmente antes e após o Dia de Finados, quando os locais recebem um grande número de visitantes.

"Promovemos atividades que incluem perfuração dos vasos e ações educativas entre cuidadores e visitadores e, periodicamente, desenvolvemos trabalhos de manutenção, já que alguns recipientes voltam a acumular água devido a concentração de sujeira ou porque as pessoas tapam os buracos com massa ou areia", diz Margarete.

Dia D. Também dentro da programação do Dia D de Mobilização contra a Dengue, a Secretaria de Saúde promove amanhã, dia 17 de novembro, Mostra de Experiências de Educação, Comunicação e Mobilização Social. O evento ocorre das 8h30 às 13h, no Hotel Nacional Inn, e tem como objetivo motivar agentes comunitários e técnicos de saúde para o enfrentamento da epidemia de dengue, além de propiciar ampla troca de possibilidades criativas em educação ambiental. A mostra será aberta pelo secretário municipal de Saúde, Gilberto Selber, e em seguida terá palestra da psicóloga Fernanda Borges, do Ministério da Saúde.

Segundo a médica sanitarista Naoko da Silveira, da Vigilância em Saúde Municipal, este ano, Campinas elaborou uma extensa programação para marcar o Dia D contra a Dengue com o intuito principal de chamar a população para participar ativamente das ações de prevenção e controle da doença, já que 90% dos criadouros de Aedes aegypti estão dentro das casas das pessoas.

Além das ações em campo, com eliminação de criadouros, oficina para atualização de profissionais e da mostra que ocorre amanhã, a Secretaria de Saúde de Campinas preparou uma campanha publicitária que inclui spots de rádio e distribuição de folhetos educativos.

No sábado, 19, profissionais de saúde vão estar concentrados no Planetário da Lagoa do Taquaral e na Escola Vida Nova III, com atividades de mobilização social que visam alcançar o maior número de pessoas e chamar a atenção para a prevenção da doença, especialmente no verão. Estandes serão montados em locais estratégicos, haverá apresentação de vídeos, panfletagem e encenação de peças teatrais, números de dança e coral sobre o tema. Na oportunidade, as equipes vão falar também sobre febre maculosa, leptospirose, raiva, animais peçonhentos e outros temas relacionados ao meio ambiente.

Em Campinas, este ano, foram notificados 115 casos de dengue, dos quais 94 são autóctones – aqueles em que a transmissão ocorre no município.

Denize Assis