Prefeito aprova plano que prevê ações de prevenção e controle de febre maculosa

18/11/2005

O Prefeito Hélio de Oliveira Santos recebeu e aprovou na tarde desta sexta-feira, dia 18 de novembro, a minuta de um plano emergencial de ação para o verão 2005/2006 de prevenção e controle de febre maculosa - como foco de destaque -, dengue e leptospirose. O plano foi apresentado ao prefeito por representantes da equipe técnica da Vigilância em Saúde (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde.

A minuta foi concluída em reunião na tarde da última quinta-feira, dia 17, promovida pela Secretaria de Saúde, com participação do Secretário de Saúde Gilberto Selber, técnicos da pasta e da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além do professor doutor Álvaro Fernando de Almeida, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

O médico sanitarista Carlos Eduardo Abrahão, coordenador da Saúde Ambiental da Prefeitura, que participou da reunião com o Prefeito, informa que o plano demanda articulação intersetorial entre as Secretarias Municipais de Saúde, de Obras e Serviços Públicos, Infra-estrutura, Meio Ambiente e Educação.

"Para viabilizar a integração necessária entre os diversos setores da Prefeitura foi sugerida a constituição de uma comissão municipal para gestão do plano que terá, também, após avaliação de Secretaria competente, instituição por decreto", informou Abrahão.

Segundo o sanitarista, esta comissão é fundamental para garantir ações contínuas e integradas de divulgação e mobilização, limpeza urbana, limpeza de terrenos e parques públicos, podas de mato e retiradas de folhiços, arrastões e mutirões para retirada e/ou inviabilização de criadouros entre outras.

Entre as medidas que estão sendo estudadas para execução do plano, constam ações voltadas para os parques públicos, para terrenos, praças e áreas de proteção ambiental e em áreas particulares.

Parques públicos. Para os parques públicos, o plano prevê, entre outras providências, diagnóstico zoo-ambiental completo, com ênfase para os mais freqüentados, o que inclui identificação, classificação e quantificação de animais, com diagnóstico ambiental e vigilância da infestação por carrapatos.

Também está previsto manejo do habitat, com limpeza e manutenção freqüente para diminuição da oferta de alimentos, com impedimento total do acesso de capivaras e planejamento da retirada e manejo destes roedores.

No caso específico para abordagem de animais silvestres em parques públicos, como é o caso das capivaras, o plano recomenda que a Prefeitura consulte e apresente projeto executivo que possa receber anuência tanto do Ibama, quanto dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

Áreas de proteção ambiental. Em relação a terrenos, praças e áreas de proteção ambiental, o plano prevê diagnóstico zoo-ambiental de cada área de risco, com projeto da melhor solução para cada caso; roçada, limpeza e retirada de folhiços dos terrenos e praças públicas, mantendo a vegetação baixa e diminuindo a oferta de alimentos e de acordo com o licenciamento ambiental nos casos em que houver esta exigência; estímulo e incentivo a projetos de posse responsável de eqüideos em área urbana, sendo trabalhado de forma articulada com carroceiros e catadores de resíduos recicláveis; limpeza e retirada de materiais inservíveis ao longo dos cursos d’água e demais locais de alto risco.

Áreas Particulares. Para áreas particulares, está previsto que a Administração vai orientar e estimular a iniciativa privada a realizar ações equivalentes às descritas para parque públicos.

Além das ações relacionadas ao controle da febre maculosa, o plano prevê atividades para o controle da dengue e leptospirose e ampla campanha de educação em saúde e comunicação e mobilização social, além da destinação de recursos.

Dia D. Ao finalizar a reunião, o Prefeito avaliou como inteligente a estratégia do plano abranger outros agravos, além de febre maculosa, e reforçou o convite à mobilização de toda Campinas no sentido de participar ativamente das ações de prevenção e controle destas doenças já a partir deste sábado, 19 de novembro, quando a Prefeitura promove uma série de atividades para marcar Dia D contra a Dengue, que ocorre em todo País.

Denize Assis