Largo do Rosário recebe exposição "Humor e Aids" a partir de hoje

22/11/2005

Trabalhos podem ser vistos, no local, até 2 de dezembro

"Humor e Aids", uma exposição de cartuns sobre aids, começou nesta terça-feira, dia 22 de novembro, no Largo do Rosário, no Centro de Campinas. São 24 trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros, inclusive de Campinas. A exposição foi aberta às 10h e é realizada pela Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec) como ação do programa Walk For Life, um movimento social sobre a aids realizado há 20 anos nos Estados Unidos e que acontece no Brasil, pela primeira vez, com uma caminhada e uma série de atividades a partir de domingo.

Pouco mais de uma semana antes do dia mundial de luta contra a aids, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que é celebrado no dia 1 de dezembro em todo o mundo, os cartuns abordam a prevenção, preconceito, sexualidade e a solidariedade às pessoas vivendo com HIV/aids. Em Campinas, segundo o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids-Campinas), da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 4 mil pessoas tiveram aids desde o início da epidemia, nos anos 80.

Além do Brasil, a exposição reúne cartunistas de países como China, Índia e Israel e poderá ser vista pela população até o dia 2 de dezembro. Os cartuns, cedidos pelo Ministério da Saúde, participaram do "1º Festival Internacional de Humor de Prevenção da Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (Brasil)", uma realização do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, para estimular e divulgar a prevenção à aids e DST, por meio da criação dos humoristas gráficos.
A proposta é o riso como "ferramenta" de sensibilização para prevenção das DST/aids. Muitas são as experiências positivas do uso do humor, principalmente do humor gráfico, para levar sensibilização, provocar reflexões e tomadas de atitude. A aids é um dos atuais males da humanidade e, para muitos, ainda é vista como um problema alheio a ele, à sua família e à sociedade.
O objetivo da exposição "Humor e Aids" é oferecer à sociedade um instrumento a mais de engajamento para impedir o alastramento do vírus e de valorização e respeito às pessoas vivendo com HIV/aids. A exposição "Humor e Aids", após o período no Largo do Rosário, vai percorrer a cidade e passará pela Praça Bento Quirino, Largo da Catedral, e deverá ser levada para escolas e outras instituições.

Walk for Life. No próximo domingo, a partir das 12h, a população de Campinas está convidada para participar da primeira edição brasileira do programa "Walk For Life", uma caminhada de solidariedade em homenagem às vítimas da aids na cidade e de sensibilização para prevenção às DST/aids.

Com a participação de vários artistas da cidade e região, a caminhada começará na Praça das Águas, após as 14h, percorrerá a Avenida Francisco Glicério e terminará no Largo do Rosário, local em que acontecerão vários shows. Além da caminhada e da exposição "Humor e Aids", no dia 30 de novembro, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, acontecerá um ato ecumênico em homenagem às vítimas da aids da cidade.