Campinas promove terceira Semana de Saúde da Mama

24/11/2005

Uma série de medidas que incluem mutirão de mamografia, sensibilização de profissionais e conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama marca a 3ª Semana Municipal de Saúde da Mama de Campinas, que acontece oficialmente entre 26 de novembro e 2 de dezembro.

A semana da mama está prevista em lei municipal e visa conscientizar as mulheres sobre a prevenção da doença e a importância do auto-exame das mamas e orientá-las a buscar informações sobre sua saúde nos Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família. Neste ano, a campanha vai reforçar a necessidade da realização do auto-exame e do uso da mamografia que, conforme meta do Ministério da Saúde, deve ser realizada com intervalo máximo de dois anos nas mulheres com idade entre 50 e 69 anos, segundo diretriz estabelecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia e de várias outras instituições campineiras que trabalham na prevenção e assistência às doenças da mama. A garota propaganda da campanha 2005 é a modelo Luíza Brunet, que cedeu sua imagem para ser veiculada nos materiais educativos. Em Campinas, 20 outdoors e centenas de cartazes foram espalhados pela cidade.

Estatísticas. O câncer de mama representa hoje a principal causa de morte por câncer entre as mulheres campineiras. No entanto, de acordo com o mastologista Fernando Brandão, coordenador municipal da Saúde da Mulher, a cidade avançou muito desde 1996 principalmente em relação aos diagnósticos desta doença. Foram inaugurados dois ambulatórios especializados em mastologia, um na Policlínica 2 e um no Complexo Ouro Verde, e a taxa de mortalidade por câncer de mama na cidade está estacionada em cerca de 80 casos por ano.

"Com o planejamento e organização das ações de prevenção e controle em todos os níveis da atenção, o número de mamografias passou de 1,5 mil em 96 para 20 mil em 2004 e o diagnóstico dos casos passou a ocorrer num estágio mais precoce, quando a sobrevida da mulher aumenta e não é necessário submetê-la a tratamentos mutilantes", diz Brandão.

Segundo o mastologista, antes destas ações, 70% das mulheres com câncer de mama atendidas na rede pública municipal encontravam-se em fases avançadas da doença, contra 30% de casos precoces. Atualmente, os dados apontam de que esta estatística inverteu, ou seja 70% dos casos são diagnosticados em estágios precoces.

A afirmação de Brandão é reforçada pelos dados da Fundação Oncocentro, onde se pode verificar que Campinas é a cidade no Estado de São Paulo que mais realiza diagnóstico precoce do câncer de mama pelo sistema público. Quanto ao Brasil, não existem dados disponíveis para comparação com outras cidades.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de um milhão de mulheres descobre que está com câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, de acordo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de 49 mil novos casos de câncer de mama em 2006.

Fluxo. Para realizar a mamografia na rede municipal de saúde de Campinas, a mulher precisa consultar seu médico ginecologista ou clínico no Centro de Saúde para se orientar sobre quando deve começar os seus controles mamográficos. A pessoa com indicação para o procedimento vai esperar, no máximo, 30 dias para ser submetida ao exame. Para os casos graves, a mamografia é viabilizada até no mesmo dia da consulta.

Programação. O mutirão de mamografias que vai beneficiar a população com 200 exames acontece no sábado, dia 26 de novembro. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde.

No dia 1 de dezembro, a partir das 14h, a Secretaria Municipal de Saúde promove palestra sobre o tema, no auditório da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). Os palestrantes são os médicos mastologistas do serviço de mama da Prefeitura. A palestra será direcionada a médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da rede pública municipal de saúde.

Saiba mais sobre o câncer de mama

A cura do câncer de mama é possível, mas é preciso conhecer a doença, os sintomas e quando procurar o médico. Saiba aqui mais sobre o tipo mais freqüente de câncer na mulher.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença que tem cura, se detectado no início quando o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90%. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama. Elas multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Como a mulher pode perceber a doença?

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser sentido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço, mas nem todo caroço é um câncer de mama. Por isso é importante consultar um médico.

Como descobrir a doença mais cedo?

Toda mulher moradora de Campinas com 40 anos ou mais deve procurar, anualmente, um Centro de Saúde da Prefeitura para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O auto-exame deve ser feito todo mês. As mulheres que menstruam devem fazer o exame de preferência na semana seguinte à menstruação.

Denize Assis