Parque Hermógenes recebe ação educativa sobre febre maculosa

24/11/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, promove no domingo, dia 27 de novembro, das 8h às 13h, no Parque Hermógenes, em Barão Geraldo, ação de educativa sobre febre maculosa, dengue e leptospirose. O local é uma das áreas com registro de transmissão de febre maculosa no município.

A atividade é parte do evento Dia de Parque, promovido em parceria pela Prefeitura de Campinas e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e tem como objetivo revitalizar a área. Além disso, a atuação da Visa atende a diretriz do plano emergencial de ação para o verão 2005/2006 de prevenção e controle de febre maculosa, dengue e leptospirose.

Segundo a médica veterinária Tosca de Lucca, da Visa Norte, uma equipe vai estar no local à disposição da comunidade para expor espécies de carrapatos e orientar e esclarecer dúvidas sobre a febre maculosa. Folhetos educativos vão ser disponibilizados aos interessados. Também vai estar exposto o Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus da dengue, nas suas várias fases e serão repassadas informações sobre a doença. O trabalho da leptospirose será na mesma linha, com mostra de exemplares de animais e conscientização da população.

Febre maculosa. Tosca informa que a febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença infecciosa febril aguda causada por uma bactéria do gênero Rickettsia. Os principais reservatórios das Rickettsias são os carrapatos da espécie Amblyomma cajennense, popularmente conhecidos como ‘carrapato estrela’.

Alguns dos principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça e no corpo e mal-estar generalizado, entre outros. Nos estágios mais graves, a pessoa apresenta manchas avermelhadas na pele. Quando diagnosticada precocemente, o tratamento da febre maculosa, feito com antibióticos, é altamente eficaz e garante a cura do paciente. Campinas notificou o primeiro caso da doença em 1995 e, desde então, foram confirmados 25 casos, com 6 óbitos.

Dengue. A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.

Em 2005, foram notificados 115 casos de dengue em Campinas, sendo 94 autóctones – quando a pessoa é infectada onde mora. O município registra transmissão do vírus da dengue há nove anos consecutivos, com picos epidêmicos em 1998, 2001, 2002 e 2003, sendo que o maior número de casos – 1,4 mil casos - foi registrado em 2002. Em 2003, houve 450 confirmações e, no ano passado, 24.

Os exames laboratoriais mostram, no município, a circulação do vírus da dengue dos tipos 1, 2 e 3 nestes anos de epidemia, sendo que em 2000 houve um óbito de dengue hemorrágico, na epidemia de 2002 ocorreram 9 casos de dengue hemorrágico, sem óbitos, e, em 2003, três casos de dengue hemorrágico, um deles importado.

Leptospirose. A leptospirose é causada pela bactéria leptospira, transmitida ao homem principalmente pela urina do rato. A bactéria é eliminada no meio ambiente e pode sobreviver em locais úmidos, como lama, água e margens de córregos. A doença - para a qual é esperada uma letalidade entre 9% e 20%, conforme a gravidade do caso e as condições de assistência - é considerada como importante problema de saúde pública.

A leptospirose também apresenta sintomas comuns aos da febre maculosa e dengue, como febre e dores no corpo e dor de cabeça. Além disso, podem ocorrer dor na panturrilha (barriga da perna) ou, nas formas mais graves, o paciente pode apresentar, além do quadro já descrito, icterícia (coloração amarelada da pele), calafrios, diminuição da urina, fraqueza e hemorragias na pele e olhos.

Assistência. "Portanto, ao apresentar febre, dores de cabeça e no corpo, associado ou não a outro sintoma, principalmente se houve contato com lama, enchente ou alagamento, ou recebeu picada de carrapato, a pessoa deve procurar rapidamente um centro de saúde ou um pronto-socorro", diz o médico sanitarista André Ricardo Ribas de Freitas, da Visa Campinas.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias