Campinas participa de Conferência Nacional que debate saúde do trabalhador

25/11/2005

Gestores e técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, participam, a partir hoje, 24 de novembro, em Brasília, da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador (CNST). Convocada pelos Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, o evento, que vai até o dia 27, pretende pautar uma discussão nacional por melhores condições de vida no trabalho e aprofundar com a sociedade as questões de saúde do trabalhador.

Com o tema Trabalhar, sim! Adoecer, não, o encontro deve reunir aproximadamente 1,5 mil participantes, entre gestores das áreas de saúde, trabalho e previdência, trabalhadores de todos os setores da economia e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os debates serão realizados de acordo com três eixos temáticos: Como garantir a integralidade e a transversalidade da ação do Estado em Saúde do Trabalhador; Como incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no país; e Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores.

A Conferência Nacional foi precedida de conferências municipais e estaduais, que elaboraram propostas e metas sobre saúde do trabalhador para serem debatidas e votadas na Conferência Nacional. Em Campinas a conferência preparatória ocorreu nos dias 19 e 20 de agosto. Em todo País, até setembro, ocorreram mais de 700 conferências municipais, que envolveram mais de 100 mil participantes. Ao final da realização dessas conferências, foi elaborado um relatório com o diagnóstico da saúde do trabalhador no Brasil.

A saúde do trabalhador brasileiro é de responsabilidade de três ministérios: Saúde, Trabalho e Emprego e Previdência Social. Para que esses ministérios atuem de acordo com uma política comum, foi criada a portaria interministerial n° 800, de 3 de maio de 2005, que apresenta os fundamentos de uma Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador. A política garante que o trabalho seja realizado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a satisfação pessoal e social dos trabalhadores, sem prejuízos para sua saúde física e mental.

Ações de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas conta com uma área técnica, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST), que elabora políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador. Segundo a fonoaudióloga Andréa Marques Tavares, coordenadora municipal da área, a implementação das ações em saúde do trabalhador, no âmbito do SUS, é um cumprimento ao artigo 200 da Constituição Federal e ao artigo 6° da Lei Orgânica da Saúde.

Segundo ela, na região de Campinas, são verificadas as mais variadas condições de trabalho, que envolvem desde riscos relacionados à atividade rural, como exposição a agrotóxicos, até riscos típicos das atividades urbanas, como problemas decorrentes da organização do trabalho, que são responsáveis pela epidemia de Lesão por Esforço Repetitivo – Distúrbios Osteomusculares (Ler-Dort) que se verifica atualmente.

"No sentido de reduzir estes riscos e melhorar as condições de trabalho, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio CRST e de toda sua rede de serviços, garante assistência às vitimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, atenção básica e de média e alta complexidade de saúde e atua na promoção da saúde com ações de vigilância em ambientes de trabalho e atividades de educação em saúde", diz Andréa.

Volta ao índice de notícias