Craisa promove série de atividades para marcar Dia Mundial de Luta contra a Aids

28/11/2005

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro, o Centro de Referência e Atenção Integral à Saúde do Adolescente (Craisa) de Campinas promove entre hoje, dia 28 novembro, e sexta-feira, 2 de dezembro, a 2ª Semana de Prevenção à Aids.

A programação inclui apresentação de vídeos, rodas de conversa com adolescentes, funcionários e público em geral, oficinas de sexo seguro, de música e com multiplicadores do S.O.S. adolescente, visitas ao Centro de Referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (CR em DST/Aids) e à Mostra de Trabalhos em DST/Aids no Paço Municipal, entre outras atividades. Nas ações desta segunda-feira, dia 28, houve a participação de mais de 40 adolescentes.

O objetivo é ampliar a conscientização sobre a influência do HIV/Aids na vida de crianças e adolescentes e melhorar a qualidade do tratamento das pessoas infectadas, além de fortalecer o foco na prevenção. "Queremos proporcionar a este público específico mais conhecimento sobre a doença e suas formas de prevenção, tudo isto considerando a vulnerabilidade destes adolescentes. Para que as atividades tenham eficácia, trabalhamos de forma lúdica, com oficinas e filmes educativos", diz a pedagoga Maria Aparecida Morelli, educadora do Craisa.

Em 2004, na 1ª Semana de Prevenção à Aids, as atividades foram concentradas em um único dia. No entanto, segundo Maria Aparecida, o resultado foi tão bom que, este ano, a unidade ampliou as ações para toda semana.

Saiba sobre o Craisa. O Craisa é um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) exclusivo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O serviço, aberto, é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e desenvolve cuidados diários, portanto não possui leitos.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por pediatras, ginecologista, terapeuta ocupacional, enfermeira, auxiliares de enfermagem, psicólogas, educadores sociais, psiquiatra e auxiliar administrativo.

Para cada criança ou adolescente, a equipe do Craisa desenvolve um projeto terapêutico individual, faz avaliação de crescimento e nutricional e presta atendimento psicológico individual ou em grupo. Também disponibiliza biblioteca e oficinas de dança, malabares, música, contos, brincadeiras entre outras. Além desses serviços, há atividades comunitárias, orientação profissional e desintoxicação, quando necessário.

Os pacientes recebem no local, café, almoço e jantar e ainda têm a oportunidade de participar de atividades como ir ao cinema e shows, sempre monitoradas. Também disponibiliza, em parceria com a Secretaria de Educação, uma sala de transição em que os adolescentes podem retornar à escola de uma maneira diferenciada.

O Craisa funciona na rua Visconde de Taunay, 189, no Guanabara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e atua em parceria com Organizações não Governamentais (ONGs), além de ter uma interface com o Núcleo de Dependências Químicas (Nadeq). O telefone serviço é 3231-9477.

Denize Assis