Prevenção à aids entre profissionais do sexo do Itatinga vai a Congresso

01/11/2006

Grupo de ações intersetoriais envolve comunidade local do bairro,
sociedade civil organizada e outros serviços que atuam junto ao Sistema Único de Saúde (SUS)

Atuação do Centro de Saúde do Jardim Itatinga com a sociedade civil organizada, o projeto Grupo Permanente de Prevenção e Ações Intersetoriais em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (GPPAI) envolve profissionais da rede pública com a própria população atendida no local.

É um projeto de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis desenvolvido com recursos pactuados através do Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

Em Belo Horizonte, durante o 6º Congresso Brasileiro de Prevenção às DST/Aids, que será realizado em novembro, em iniciativa do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, o projeto será apresentado aos participantes de todo o Brasil e da comunidade internacional.

O grupo atua desde 2005 em diversas ações junto à comunidade do Jardim Itatinga, localizado à região Sudoeste de Campinas.   O conjunto de atividades do GPPAI inclui ações de educação e comunicação social para redução da vulnerabilidade da população local, e freqüentadores do bairro, às dst e ao hiv/aids.

Este projeto surgiu a partir da necessidade de um atendimento específico para as travestis e com a participação do CS Itatinga na elaboração do plano de ações e metas de 2005, quando o projeto recebeu mais recursos –materiais educativos, equipamentos como videocassete e ainda processos de educação permanente junto aos profissionais e equipes especializadas em DST/aids.

O público adolescente, por exemplo, foi foco de um evento para dar visibilidade às práticas relacionadas à prevenção às dst/aids no Centro de Saúde do Jardim Itatinga, dia 27 de setembro de 2006, entre 9h e 16h. Ações de educação e comunicação social foram realizadas pela equipe do Centro de Saúde do Itatinga e ongs no evento que teve o tema: "Diversidade Sexual, DST/Aids e Adolescência".

Palestras, atividades em grupo e performances artísticas e culturais, como teatro e apresentações musicais foram realizadas com quatro organizações de Campinas: Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec), E-Jovem, Grupo Identidade e SOS Adolescente. Acadec, Identidade e SOS Adolescente são parceiras do Programa DST/Aids.

O Centro de Referência de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais (GLTTB) de Campinas também participou, com uma palestra sobre identidade sexual e cidadania. Equipes do Programa de Redução de Danos (PRD) do Centro de Referência do PM DST/Aids, para usuários de drogas, e a Vigilância em Saúde (Visa) do Distrito Sudoeste também participaram do dia de atividades de prevenção no Jardim Itatinga.

Inserida no GPPAI, a atividade contou, entre outras coisas, com a "Barraca da Dadá", uma unidade móvel de prevenção às dst e aids. Dentro dela, próteses para demonstração do uso de preservativos, seringas descartáveis, material educativo sobre planejamento familiar, folhetos etc. A cesta de prevenção é apresentada por profissionais do Centro de Saúde e parceiros da comunidade local devidamente capacitados.

Segundo a coordenadora do CS Itatinga, Zeliete Zambon, as atividades estão inseridas no projeto GPPAI, formado pela equipe da unidade de saúde e pela sociedade civil organizada, o que inclui a comunidade do Jardim Itatinga. Trata-se de uma série de atividades que são realizadas desde 2005 com recursos pactuados através do Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa DST/Aids de Campinas.

O grupo realizou em 2005 o evento "Prevenção de DSTs e Aids na Diversidade Sexual", promovido em parceira com o Grupo Identidade, uma organização não-governamental (ONG) de ação em favor da cidadania de lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais (LGTB).

Com a realização do encontro, no próprio centro de saúde, desde estudantes da rede pública, profissionais de saúde e profissionais do sexo participaram de um conjunto de ações educativas. O evento contou com várias atividades simultâneas, como as de expressão corporal, dinâmicas que tratam da auto-estima, oficinas educativas, palestras etc.

"Eu Sou Mais Eu", por exemplo, é um espaço reservado dentro da unidade em que uma médica ginecologista ministra aulas voltadas à saúde, com ênfase nas questões que envolvem as vidas das pessoas que trabalham como profissionais do sexo.

O incentivo ao uso do preservativo nas relações sexuais continua atual e necessário. É por isso que trabalhadores da rede pública de saúde e seus parceiros na sociedade civil organizada buscam veicular mensagens que contrapõem a idéia de prejuízo ao prazer sexual nas relações com uso de camisinha.

O Centro de Saúde do Jardim Itatinga realizou em 2006 uma atividade relacionada a um desfile de Carnaval diferenciado, pelas ruas do bairro, durante a tarde da sexta-feira, dia 24 de fevereiro.

Objetivo: Aproveitar o período do Carnaval para, além de incentivar o uso do preservativo nas relações sexuais, tanto entre a população local como freqüentadores do bairro, ampliar a visibilidade do atendimento oferecido aos moradores e trabalhadores daquela região.

Foi o terceiro ano consecutivo em que o Centro de Saúde realizou o evento. Foi a primeira vez, no entanto, que o trabalho ganhou reforço como a participação da ong Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada (Ceprom), agentes da rede pública municipal de saúde e membros da comunidade local.

A atividade contou com a realização de um desfile pelas ruas do bairro e a distribuição de um kit contendo camisinhas, material informativo e uma bala, junto de um folheto com a seguinte mensagem: "A bala você pode chupar sem casca", reforçando o uso dos preservativos em todas as formas de relação sexual.

O desfile ocorreu durante a tarde e começou no Centro de Saúde, localizado à Rua Caiua, número 218. Em seguida, por volta de 14 horas, as equipes saíram às ruas para entrega dos kits pelas ruas do bairro, acompanhados de uma banda formada com apoio do Ceprom, junto à comunidade. O objetivo, segundo o CS, é formar um bloco carnavalesco. As atividades da UBS Itatinga terminam no início da noite. Normalmente o CS Itatinga funciona das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

"Analisando o histórico de nossas ações de prevenção, é possível verificar que as ações estão se tornando mais amplas e ao mesmo tempo mais complexas, com relação à abrangência das populações mais vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis, ao HIV e à Aids", disse Zeliete que é médica especialista em família e comunidade.

Na Barraca da Dadá, no Acolhimento do Centro de Saúde, na recepção do CS, nas análises das notificações, nas conversas com as comunidades, são colhidas informações, são compartilhados problemas e conquistas, são tiradas as dúvidas, são apontadas novas questões no espaço de atuação, como cuidados específicos com DSTs como o HPV (vírus que provoca o condiloma), pois trata-se de uma patologia que pode ser transmitida somente com a fricção da pele ou dos órgãos genitais.

É um espaço para coleta de dados, conversas, debates e esclarecimento de dúvidas. E o projeto vai longe: Um dos planos é criar um cine clube no local.

(Eli Fernandes – 01 de novembro de 2006, da Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - comunicaids@gmail.com )

Mais informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

(19) 8115 – 4856, com Eli Fernandes (assessor de Imprensa)

Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

Telefones: (19) 3236 – 3711 ou (19) 3234 – 5000

Rua Regente Feijó, número 637, Centro – Campinas

Volta ao índice de notícias