Programa de Redução de Danos é apresentado como experiência de descentralização das ações para Centros de Saúde da rede pública de Campinas no VI Congresso Brasileiro de Prevenção às DST/Aids

01/11/2006

O Programa de Redução de Danos (PRD) de Campinas será apresentado como experiência de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST), ao hiv e à aids no 6º Congresso Brasileiro de Prevenção às DST/Aids, 3 a 7 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

O evento é iniciativa do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde. Experiências de todo o País na área de prevenção serão apresentadas no congresso. A proposta do PRD é de prevenção de dst/hiv/aids entre usuários de drogas injetáveis, desenvolve-se por uma equipe ligada ao Programa Municipal DST/Aids e sua é desenvolver ações em campo e Centros de Saúde (CS).

O acompanhamento, monitoramento e avaliação contínuos e sistematizados desde o início do trabalho nos Centros de Saúde são imprescindíveis para garantir sua melhor efetividade. Diante disso, foram implementados projetos-pilotos durante um ano em dois Centros de Saúde.

Os objetivos, com a atuação do PRD, são acolher os usuários de drogas nos CS e demais serviços de saúde e sensibilizar e capacitar os profissionais para trabalhar com os usuários de drogas na ótica da Redução de Danos.

O método emprega reuniões com equipes dos CS para apresentação do PRD; oficina mensal com envolvidos no projeto para capacitação, monitoramento e avaliação, reunião trimestral com equipe para avaliação e propostas de continuidade, realização de plantão semanal pelos redutores de danos, abertura de campo, monitoramento e avaliação de ações junto à equipe.

Como resultados há procura dos usuários de drogas por vacinação contra Hepatite B e kit de Redução de Danos, desenvolvimento de um "olhar" mais qualificado em relação ao uso de drogas e incorporação gradativa das ações de Redução de Danos pelos profissionais dos serviços de saúde.

A sistematização do trabalho nos projetos-piloto foi importante para detectar as dificuldades dentro de cada Centro de Saúde com maior rapidez, para possibilitar a re-adequação das estratégias.

Ter profissionais com experiências prévias de Redução de Danos ou em militâncias da sociedade civil, profissionais motivados para discutir o tema e uma Coordenação sensibilizada e atuante e uma equipe de PRD disponível e flexível, são elementos importantes para facilitar a incorporação das ações de Redução de Danos.

(Eli Fernandes – 01 de novembro de 2006, da Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - comunicaids@gmail.com )

Mais informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

(19) 8115 – 4856, com Eli Fernandes (assessor de Imprensa)

Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

Telefones: (19) 3236 – 3711 ou (19) 3234 – 5000