Experiência do PRD Campinas na vacinação contra hepatite B é apresentada no Congresso Brasileiro de Prevenção às DST/Aids, em Belo Horizonte

03/11/2006

O Programa de Redução de Danos-PRD de Campinas tem como proposta a prevenção de DST/HIV/AIDS entre usuários de drogas (UD) e uma das ações desenvolvidas em campo, junto à comunidade, é a orientação e encaminhamento para vacinação contra Hepatite B.

A equipe do PRD observou que essa população tem a mesma dificuldade que a população adulta não usuária de drogas para procurar a vacinação, apesar do encaminhamento. Além disso, a vulnerabilidade acrescida dos UD e o crescente número de casos de Hepatite B são motivos de preocupação e, por isso, a vacinação é realizada em campo.

Três objetivos principais estão relacionados ao projeto: Vacinar a população usuária de drogas; Estimular a procura pela vacinação em Centros de Saúde; e Orientar sobre a hepatite B.

Inicialmente é feita a escolha de duas áreas de atuação do PRD para a vacinação, em seguida é realizada a consulta prévia aos donos dos estabelecimentos desses locais e à população-alvo, posteriormente ocorre a aplicação da vacina nas pessoas presentes no local, que quiseram ser vacinadas, com ênfase aos UD. Este é o momento em que está sendo iniciado o esquema vacinal (três doses) preconizado pelo Ministério da Saúde.

Como resultado houve adesão à vacinação de parte dos UD acessados pelo PRD e também que não conheciam o trabalho de Redução de Danos, administração de um maior número de primeiras doses na segunda fase da vacinação em relação à primeira fase e p rocura pelo Centro de Saúde por parte dos UD para a continuidade da vacinação.

A vacinação em campo trouxe maior visibilidade ao Programa de Redução de Danos e a equipe também concluiu que apenas o encaminhamento e orientação no momento do trabalho de campo não são suficientes para alcançar bons resultados. De acordo com o PRD é necessário um trabalho contínuo de vacinação em campo para assegurar que essa população fique protegida contra a hepatite B.

(Eli Fernandes, da Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - comunicaids@gmail.com )

Mais informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

(19) 8115 – 4856, com Eli Fernandes (assessor de Imprensa)

Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas
Telefones: (19) 3236 – 3711 ou (19) 3234 – 5000