Vintage Show, vídeo produzido em Campinas, entra na seleção da Cinema Mostra Aids no Congresso Brasileiro de Prevenção em Belo Horizonte

06/11/2006

Experiência com ações culturais incluída no evento
será apresentada entre produções que trazem a epidemia como tema central ou pano de fundo

Um dos resultados obtidos com a realização do ciclo Cinema Mostra Aids Campinas, parceria do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, o vídeo Vintage Show Show" estréia em novembro na seleção da mostra em Belo Horizonte, durante o Congresso Brasileiro de Prevenção às DST/Aids.

Parte do documento de um desfile realizado no patrimônio histórico-cultural de Campinas, em março de 2005, o vídeo apresenta trechos de um desfile que envolveu diversos personagens reais da resposta de Campinas à pandemia de aids. O desfile marcou a programação do mês do Dia Internacional da Mulher de 2005 na cidade.

Além das imagens do desfile, a peça traz trechos de depoimentos de profissionais de saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e parceiros do Programa de DST/Aids da Secretaria de Saúde de Campinas.

As imagens são da artista Jimena Duarte e da cinegrafista Odila Fonseca, com edição do jornalista Guilherme Fogagnoli, todos profissionais da área cultural e de comunicação que atuam em Campinas. O desfile foi realizado no dia 31 de março de 2005 na Estação Cultura, região central da cidade.

O ciclo Cinema Mostra Aids, que em São Paulo já está em sua terceira edição, envolve 25 títulos, entre produções como "Filadélfia", "Tudo Sobre Minha Mãe", "Carandiru", "Cazuza" e documentários como "Borboletas da Vida", que teve apoio do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde.

O projeto Vintage, do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) doPrograma Municipal DST/Aids de Campinas, inclui o desfile de moda em que foram utilizadas peças cedidas por brechós e lojas de roupas de aluguel. Ao contrário dos desfiles tradicionais,   as roupas foram o suporte para apresentar os desejos e fantasias dos que estavam dentro e fora da passarela.

Vintage é um conceito de moda ligado à releitura de tendências de época, atualizadas pelas múltiplas possibilidades de composições ou customizações. É o registro de um acontecimento que envolveu diferentes desejos. Produto da beleza, não beleza como produto.

Segundo o Ministério da Saúde, os participantes do VI Congresso Brasileiro às DST/Aids terão acesso à Cinema Mostra Aids, que reúne 16 filmes que têm a infecção pelo HIV como tema. São filmes de ficção como "Meu querido companheiro" e documentários inéditos no circuito brasileiro como "A Closer Walk" e "Yesterday", primeiro filme na língua Zulu, indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2004. O Cinema Mostra Aids teve sua primeira edição em 1997 e é uma realização do Grupo Pela Vidda, de São Paulo, ONG que atua há 17 anos na luta contra a Aids.

O congresso acontece em Belo Horizonte de 4 a 7 de novembro. A programação engloba mesas-redondas, conferências, oficinas e apresentação de painéis e atividades pré-congresso. O evento tem como público-alvo gestores, profissionais e educadores em saúde, ação social e cultura, estudantes, pesquisadores, instituições governamentais e não-governamentais.

O Congresso é uma iniciativa do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde e tem o objetivo de promover a troca de experiências e de conhecimento no campo da saúde coletiva em doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a aids. Outras informações e podem ser acessadas no site:  www.aids.gov.br/congressoprev2006.

Cinema Mostra Aids Belo Horizonte
Data: de 05 a 07 de novembro
Local: Minascentro - Centro Mineiro de Promoções Israel Pinheiro

Informações: São 17 os filmes em exibição no Cinema Mostra Aids, realização do Grupo Pela Vidda/SP em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime-UNODC, Programa Nacional de DST/Aids, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, UNICEF e MTV Brasil.

Minascentro: R. Curitiba, 1264, Centro, Belo Horizonte.

Programação:

Cinema Mostra Aids Belo Horizonte
De 05 a 07 de novembro de 2006.
VI Congresso Brasileiro de prevenção das DSTs e Aids

Dia 05/11 (domingo)

11h – AMOR, VIDA, VIVA!
11:45h – ANJOS DA ASA QUEBRADA
12:30h – O PRESENTE
13:50h – A CLOSER WALK
15:30h – O DIA DA CURA
16:10h – ENCONTROS
16:50h - EU AMO ESSE HOMEM
18:35h – TRANSIT
20:15h - JESUS CHILDREN OF AMERICA

Dia 06/11 (segunda-feira)

10:30h - BASTA UM DIA
11:45h – PEQUENOS GUERREIROS
12:45h – MEU QUERIDO COMPANHEIRO
15h - HIV / AIDS, UMA CONFISSÃO DE DIÁRIO
16h - DEBATE - CINEMA E MÍDIA NA LUTA CONTRA A AIDS
17:10h - YESTERDAY
19h – A FAMÍLIA DE FELIX

Dia 07/11 (terça-feira)

11h - ALGUÉM AINDA MORRE DE AIDS?
11:45h - VINTAGE SHOW: MODA É ATITUDE, MODA É A MULHER PREVENINDO A AIDS, VISTA-SE!

(Eli Fernandes, da Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - comunicaids@gmail.com)

Mais informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas
(19) 8115 – 4856, com Eli Fernandes (assessor de Imprensa)

Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas
Telefones: (19) 3236 – 3711 ou (19) 3234 – 5000