Monitoramento e avaliação do Programa de Redução de Danos de Campinas é apresentado no Congresso Brasileiro de Prevenção das DST/Aids

06/11/2006

Encontro está sendo realizado em iniciativa do Programa Nacional de DST/Aids
do Ministério da Saúde, teve início no s
ábado e termina nesta terça-feira

O Programa de Redução de Danos de Campinas, do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, apresenta, em Belo Horizonte, sua experiência com um instrumento de monitoramento e avaliação de ações, durante o 6º Congresso Brasileiro de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids. 

O PRD propõe a prevenção das dst, do hiv e da aids entre Usuários de Drogas Injetáveis (UDI), e nele há u m instrumento quantitativo para as ações do trabalho de campo (face a face), porém, há necessidade de um outro que qualifique os acessos e intervenções junto aos ud (usuários de drogas) e udi.  

Os objetivos são de aprimorar os instrumentos de monitoramento e avaliação dos campos (área de atuação) já existentes, adaptar às necessidades locais o instrumento "Planilha de Monitoramento" da Coordenação Estadual de DST/Aids, quantificar os insumos utilizados e facilitar uma caracterização da população acessada.

Na metodologia está a elaboração de planilhas para UD e UDI com os dados: codinome, sexo, perfil, local de acesso, tipos de drogas, materiais e encaminhamentos, oficina com a equipe do PRD para apropriação dos instrumentos, aplicação da "Planilha de Monitoramento" em todos os campos do PRD, monitoramento e avaliação de periódicos e análise dos dados.

O trabalho apresentou resultados como a identificação dos ud e udi por meio dos codinomes, conhecimento do perfil e local de acesso de cada ud e udi acessados, quantidade e tipo de encaminhamentos realizados para cada ud e udi acessados, conhecimento dos tipos de drogas mais utilizados nas nossas áreas de atuação, quantidade de materiais disponibilizados para cada ud e udi acessados e em cada acesso.

O monitoramento e avaliação contínuos do instrumento evidenciaram sua importância para repensar o próprio processo de avaliação, no sentido do maior conhecimento dos usuários e estratégias de atuação em campo, além de propor um cadastro informal do usuário vinculado ao Programa.

Eli Fernandes – 6 de novembro de 2006, da Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas -comunicaids@gmail.com

Mais informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas
(19) 8115 – 4856, com Eli Fernandes (assessor de Imprensa)

Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas
Telefones: (19) 3236 – 3711 ou (19) 3234 – 5000
Rua Regente Feijó, número 637, Centro – Campinas

Volta ao índice de notícias