Campinas apresenta trabalho em Mostra de Saúde Indígena

08/11/2006

Experiência foi desenvolvida em setembro, pela equipe do CS Dic III,
durante capacitação de Agentes Indígenas de Saneamento
e vai concorrer a premiação na categoria Apresentação Oral dentro da mostra

A Secretaria de Saúde de Campinas vai participar da 1ª Mostra Nacional de Saúde Indígena - Gente que Faz Saúde Indígena que será realizada no Centro de Exposição do Parque da Cidade, em Brasília, de 15 a 17 de novembro. O evento, promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vai reunir profissionais de saúde das áreas pública e privada que atendem população indígena em todo o Brasil, além de conselheiros de Saúde Indígena (Dseis), instituições parceiras, estudantes e entidades de classe que atuam na área.

A mostra vai evidenciar boas experiências em prol da saúde dos povos indígenas no Brasil. No caso de Campinas, será apresentado o trabalho Projeto de Intercâmbio entre Agentes Comunitários de Saúde do CS Dic III e Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan) das Aldeias do Estado de São Paulo, desenvolvido durante capacitação de Aisan em setembro, no município paulista de São Pedro.

Além disso, a equipe do CS Dic III vai participar também da exposição fotográfica que acontece paralela à mostra com apresentação de trabalho fotográfico produzido em conjunto com o Serviço de Engenharia de Saúde Pública (SENSP) da Funasa/Coordenação Regional de São Paulo. As melhores imagens receberão a menção honrosa Prêmio de Melhor Fotografia.

Segundo Rosana Garcia, enfermeira coordenadora do CS Dic III, e José Abadio dos Santos Filho, chefe substituto do Sensp/Funasa, a oportunidade de parceria entre diferentes níveis do governo - como o trabalho entre Secretaria de Saúde de Campinas e Funasa - possibilitou intercambiar programas federais distintos e que têm objetivos comuns – Programa de Saúde da Família/Agentes Comunitários de Saúde e Aisan.

Além disso, promoveu diálogo e troca de conhecimentos entre as categorias profissionais. “Trata-se de um trabalho que desenvolveu uma metodologia de ensino inovadora por investir na interface entre agentes comunitários de saúde e Aisan e trabalhar com o espaço de ‘roda’ já existente dentro da capacitação, articulando núcleos de conhecimento”, afirmam Rosana e Abadio.

De acordo com o Ministério da Saúde, o compromisso em promover a 1ª Mostra integra propostas da 4ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (4ª CNSI), realizada em Goiás, em março de 2006. Ainda segundo o Ministério, é uma das estratégias para fortalecer e consolidar o Subsistema de Saúde Indígena, conforme acordado entre lideranças indígenas e representantes da Funasa e do Ministério da Saúde, durante a conferência.

Entre os trabalhos a serem evidenciados na mostra está a experiência de Dourados, no Mato Grosso do Sul, que conseguiu reduzir em 26% o índice de mortalidade infantil. Em Amambaí, município com a segunda maior concentração de índios no estado, a taxa de mortalidade infantil, que era de 36,7 para cada mil nascidos vivos em 2004, caiu para 26,6 até julho deste ano.

O evento também vai colocar em evidência um estudo inédito sobre a situação alimentar e nutricional dos povos indígenas, que começou em 2005 e é coordenado pelo Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa.

Saiba mais sobre o projeto do CS Dic III.

A equipe do Centro de Saúde Dic III, da Secretaria de Saúde de Campinas, participou em setembro passado de um projeto piloto do Serviço de Engenharia de Saúde Pública da FUNASA/Coordenação Regional de São Paulo durante capacitação de Aisan.

Na oportunidade, a equipe do CS, junto com seus agentes comunitários de saúde, apresentou conteúdo, em DVD, com fotos referentes ao trabalho desenvolvido em áreas carentes – ocupações com esgoto a céu aberto, locais com lixos acumulados e até uma situação específica de criadouro de porcos em área urbana, entre outras.

Também apresentou um pouco do trabalho em campo de agentes comunitários de saúde, na perspectiva de articular com o conteúdo teórico da capacitação dos Aisan. Os agentes de saúde ainda problematizaram a falta de saneamento e as doenças específicas do território de abrangência do CS Dic III.

O objetivo foi intercambiar e articular conhecimentos da prática do agente comunitário de saúde com o conteúdo presenciado pelos Aisans na capacitação. A experiência foi considerada muito positiva e o objetivo do SENSP/FUNASA é implementar a metodologia em outras capacitações de agentes indígenas em todo Brasil.

O CS Dic III fica na região Sudoeste de Campinas e é referência para 25 mil pessoas de 12 bairros.

Denize Assis