Seminário discute cultura hip hop no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

10/11/2006

Movimento social é parceiro do Programa DST/Aids através de ações de prevenção
realizadas junto à população, incluindo jovens

A experiência adquirida através do projeto Hip Hop Pela Vida Sem DST/Aids, desenvolvida em parceria do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas compõe a programação do evento "Verdades e Mitos da Cultura Hip Hop", neste sábado, dia 11 de novembro, das 8h30 às 18h, no Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, localizado à rua Regente Feijó, número 637, Centro.

Artistas, ativistas e militantes do ligado ao Movimento Hip Hop participam do encontro que será realizado em quatro momentos principais de discussões nas seguintes mesas: "Verdades e Mitos da Cultura Hip Hop", das 10h às 11h; "Hip Hop Pela Vida Sem DST/Aids", das 11h30 às 12h15; "Experiências do Hip Hop no município de Campinas e a sua Atuação na Área de Saúde, Educação e Cultura", das 15h às 16h30; e "O Hip Hop no Interior Paulista, sua Organização e Transformação Social, Cultural e Política", a partir de 17h.

O encontro contará com rappers, dançarinos, DJs, escritores, arte-educadores, pelo menos um agente do Programa de Redução de Danos para usuários de drogas do Programa Municipal de DST/Aids, uma professora da rede pública e um escritor. A programação será permeada de performances dos grupos, artistas e integrantes do Movimento Hip Hop e filmes, como o documentário "Beef" e um trecho do especial "Teça Insana", cujo personagem chama-se "MC Dollar".

A Cultura Hip Hop tem destaque a partir da década de 70 em diversas partes do mundo e consolidou-se como expressão, principalmente de jovens, em regiões metropolitanas como a de Campinas, onde manifesta-se como voz, especialmente, de uma população de baixa renda ou de renda nenhuma. O Hip Hop é uma expressão majoritariamente da população afrodescendente e por isso está inserida nas celebrações da Semana da Consciência Negra em Campinas.

O Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas realiza tratamento às pessoas que vivem com hiv/aids ou têm alguma dst e promove ações de educação e comunicação social para reduzir a vulnerabilidade das pessoas e prevenir a transmissão do vírus hiv, que causa a aids. O Centro de Referência também realiza gratuitamente e sob sigilo os testes de aids e dst. Está aberto de segunda a sexta, das 7h às 20h e os telefones, para saber mais sobre os testes, é o (19) 3236 – 3711 e, para saber mais sobre o serviço, (19) 3234 – 5000.

(Eli Fernandes – 10 de novembro de 2006, da Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - comunicaids@gmail.com )

Mais informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas
(19) 8115 – 4856, com Eli Fernandes (assessor de Imprensa)

Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas
Telefones: (19) 3236 – 3711 ou (19) 3234 – 5000