Coordenadora do Programa Nacional do Ministério da Saúde destaca atuação de Campinas em ações de prevenção às dst/aids no cenário do Brasil

13/11/2006

Mariângela Simão afirma que ações positivas das experiência de Campinas
na área de prevenção ao HIV devem servir de exemplo para todo o País

As ações de educação e comunicação social executadas por Centros de Saúde, organizações não-governamentais (ong) e do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas apresentadas no 6º Congresso Brasileiro de Prevenção, realizado de 4 a 7 em Belo Horizonte, "devem servir de exemplo e inspiração o Brasil".

A opinião é da coordenadora do Programa Nacional de DST/Aids (PNDST/Aids) do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, que concedeu entrevista exclusiva sobre o evento e a participação das cidades no que é um dos encontros mais importantes do mundo sobre o tema. A entrevista foi concedida após a conferência do ex-coordenador Pedro Chequer, que destacou o "retrocesso" do controle ao HIV nos países que adotam a "Política do ABC", promovida pelo governo do presidente norte-americano George W. Bush.

São políticas que pregam abstinência sexual e de drogas e a fidelidade entre parceiros sexuais como formas de prevenção à aids. Para Chequer, tais recomendações não funcionam pois não representam a natureza da pessoa humana. "E o pior é que fazem com que não haja educação e as pessoas crescem sem saber como fazer prevenção à aids", disse.

Campinas foi ao congresso com representação de Centros de Saúde da Rede Pública da Secretaria Municipal de Saúde, profissionais do Centro de Referência do PMDST/Aids-Cps, organizações não-governamentais parceiras do Programa Municipal e organizações governamentais que também atuam junto a esta área programática.

Alguns dos projetos apresentados destacam a atuação do Programa DST/Aids de Campinas junto às populações consideradas mais vulneráveis à infecção pelo hiv devido ao historio de opressão, desrespeito aos direitos sociais, políticos e econômicos, dificuldades que repercutem no acesso a bens de consumo, como preservativos, considerados mundialmente como a melhor forma de prevenção à aids nas relações sexuais.

Foram apresentados projetos de Redução de Danos para Usuários de Drogas, que não incentivam o uso de drogas, mas atende sem excluir as pessoas que fizeram esta opção em sua vida, além de projetos voltados a profissionais do sexo (prostitutas e michês).

Tais políticas voltadas às populações mais vulneráveis são combatidas pela política do ABC do presidente norte-americano Bush.

Mariângela destacou a forma como Campinas busca a singularidade de cada população e cada comunidade para desenvolver seus projetos. "As cidades são onde as pessoas moram e nas cidades é que acontece a vida cotidiana, é onde as pessoas trabalham, têm suas relações afetivas, sócias etc. Então é importante que nas cidades as respostas sejam construídas e efetivadas", avaliou.

"E na verdade, municípios como Campinas são um exemplo para o Brasil. O SUS, Sistema Único de Saúde precisa de experiência positivas que sejam divulgadas e mostradas como boas práticas e essas boas práticas servem de exemplo para outros lugares que ainda não conseguiram avançar", disse a coordenadora do Programa Nacional de DST/Aids.

Segundo ela, um dos objetivos centrais com a realização do Congresso foi permitir a troca de experiências sobre as ações de prevenção. "Neste sentido, Campinas está de parabéns ao longo da história de luta contra a aids no Brasil. Campinas vem sendo um exemplo a ser seguido e reproduzido para todo o Brasil".

Para Mariângela, o congresso trouxe "vários símbolos juntos": "Como a comemoração dos 10 anos de terapia antirretroviral no Brasil, os 20 anos do Programa de Aids, e ele se desenvolveu bem, num clima muito afetivo de construção e reflexão sobre as nossas práticas e de possibilidades do que pode acontecer daqui para frente".

(Eli Fernandes – 13 de novembro de 2006, da Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - comunicaids@gmail.com )

Mais informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas
(19) 8115 – 4856, com Eli Fernandes (assessor de Imprensa)

Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas
Telefones: (19) 3236 – 3711 ou (19) 3234 – 5000