Palestra e café da manhã marcam Dia Mundial do Diabetes no Dic I

14/11/2006

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, neste 14 de novembro, o Centro de Saúde Dic I (região sudoeste) promoveu uma palestra com o tema “Alimentação para uma vida saudável” e ofereceu café da manhã com alimentos saudáveis para pacientes que aguardavam atendimento e também para os que saíam da coleta de exames. A atividade atingiu 150 pessoas. O tema do Dia Mundial deste ano é Diabetes: cuidado para todos.

“O objetivo foi mostrar que as mudanças nos hábitos pessoais podem trazer grandes impactos à saúde. Por isso houve a preocupação de que o café da manhã contivesse produtos de fácil acesso à população como banana, laranja, leite desnatado, diversos tipos de adoçantes, pão e margarina”, afirma o dentista Luiz Hermínio Freire, coordenador do CS Dic I.

Para a aquisição dos produtos, a equipe disponibilizou recursos próprios e contou com a colaboração do Supermercado Ferreira. Segundo Luiz Hermínio, o tema ainda será abordado durante a semana nos diversos grupos educativos que o Centro de Saúde oferece.

No mundo, há cerca de 180 milhões de pessoas portadoras do diabetes. No Brasil, a doença atinge 5,5 milhões de pessoas, o equivalente a 11% da população com mais de 40 anos. A enfermidade apresenta incidência crescente e já é responsável por 15% dos investimentos nacionais em saúde.

Programa.

Hoje, o diabetes é considerado uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doenças cardiovasculares. Estima-se que cerca de 75% dos portadores da doença no Brasil recorrem ao SUS. Para atender esses pacientes, a Secretaria de Saúde de Campinas, de acordo com o Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia) do Ministério da Saúde, promove um conjunto de ações de promoção de saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e capacitação de profissionais.

As ações são desenvolvidas principalmente na rede básica. Este ano, os protocolos clínicos de assistência ao diabetes foram atualizados e foi definido também um específico de prevenção clinica de doenças cardiovasculares, cérebro-vasculares e para doença renal crônica, as três maiores complicações do diabetes.

A Secretaria de Saúde garante, ainda, assistência farmacêutica aos portadores da doença com a distribuição na rede básica da insulina humana NPH/100UI e a regular e os medicamentos metformina e glibenclamida. Esses remédios são adquiridos pela Secretaria, por meio do repasse de recursos financeiros do ministério, da Secretaria de Estado da Saúde e com recursos próprios, de acordo com determinação da portaria nº 2.084/2005. Também são distribuídas seringas, agulhas e tiras para alguns pacientes que não têm glicemia controlada e necessitam de avaliação mais próxima.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias