Campinas tem quatro trabalhos selecionados para a Expoepi

16/11/2006

Quatro trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde de Campinas foram selecionados para apresentação na 6ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que acontece em Brasília entre 15 e 17 de novembro.

Os trabalhos selecionados foram: SiAnti-rábica – criação de um arquivo para sistematizar as informações da campanha anti-rábica animal “uma ferramenta para o planejamento, organização e avaliação no município de Campinas”, do médico veterinário Luiz Henrique Martinelli Ramos, do Distrito de Saúde Leste; Experiência na Vigilância de Acidentes e Violências do Município de Campinas, da médica ginecologista Verônica Gomes Alencar; e Utilização do Programa Epi Info no Mapeamento de Poços Rasos, da tecnóloga em saneamento Ivanilda Mendes, do Distrito de Saúde Sudoeste.

Além dos três trabalhos citados, a Secretaria de Saúde de Campinas participou no dia 15 da oficina “Construção de Indicadores e Territorialização: desafios para a vigilância em Saúde Ambiental” com o tema “Controle Ambiental e Ocupacional na Exposição Humana a Radiações Não Ionizantes”, com apresentação do médico sanitarista Carlos Eduardo Cantúsio Abrahão.

Relevância

Promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a Expoepi reúne técnicos e especialistas nacionais e internacionais em torno de temas relevantes para a área de vigilância em saúde. É o maior espaço para troca de experiências entre os gestores e técnicos que atuam na área de prevenção e controle de doenças em estados e municípios.

Os trabalhos de Campinas integram um grupo de 60 que foram selecionados entre 300 - 30 para apresentação oral e que concorrerão durante a Mostra ao Prêmio de R$ 30 mil para a instituição executora, e 30 no formato de pôster.

A seleção dos melhores relatos foi baseada nos seguintes critérios: relevância do tema, sustentabilidade, reprodutibilidade, impacto potencial para o serviço e para a saúde pública, adequação dos métodos empregados, apresentação dos resultados, conclusões e recomendações, caráter inovador e clareza e objetividade da apresentação escrita.

Durante o evento será ainda realizada a seleção de melhores investigações de surtos conduzidas nos níveis federal e descentralizados que receberão, respectivamente, o Prêmio Adolfo Lutz & Vital Brazil e o Prêmio Carlos Chagas.

No encerramento do evento, também será concedido o Prêmio de Incentivo ao Desenvolvimento e Aplicação da Epidemiologia no SUS. O Prêmio destaca os melhores trabalhos acadêmicos dos anos de 2004 e 2005, nas categorias de monografia de especialização, dissertação de mestrado e tese de doutorado e que tenham como enfoque o uso da epidemiologia nos serviços de saúde. Serão premiados sete trabalhos no total - sendo quatro os vencedores em primeiro lugar e três menções honrosas - que concorreram entre 72 trabalhos inscritos.

Na Expoepi também serão realizadas oficinas de trabalho, mesas-redondas, palestras e conferências que trazem conteúdo técnico atualizado sobre temas relevantes para a prática de vigilância em saúde.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias