Secretário de Saúde abre, no Unimart, Dia de Mobilização Contra a Dengue

17/11/2006

O Secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, abre neste sábado, 18 de novembro, às 10h30, no Shopping Unimart, as atividades para marcar o Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue.

Na programação prevista para acontecer no Unimart estão incluídas oficina de reciclagem com garrafas pet, apresentação de teatro de fantoches sobre o tema e barraca educativa com animais da fauna sinantrópica, com demonstração de exemplares do Aedes aegypti, vetor da dengue, e orientações sobre medidas para o controle do mosquito.

Além disso, o Centro de Saúde (CS) Santa Odila (rua Beato Marcelino Champagnat, 187) promove, das 8h30 às 9h30, passeata da sede da unidade até a praça do Piçarrão. No itinerário da caminhada, os participantes - a comunidade em geral e pacientes que integram os grupos desenvolvidos no CS - fazem limpeza simbólica com remoção de criadouros da dengue.

No CS da Vila Ipê (rua Synira de Arruda Valente, 1.400) a equipe vai utilizar uma maquete para atividades de educação em saúde sobre dengue com a comunidade. A idéia é mostrar maneiras de dispor os materiais e organizar o quintal de forma a não acumular possíveis criadouros.

A equipe do CS Parque da Figueira (rua Jerônimo Tognolo, 77) promove, das 8h às 15h, na Feira de Artesanato da Avenida Baden Powell, no Jardim Nova Europa, ação de educação em saúde por meio de brincadeiras lúdicas com os freqüentadores do local. O objetivo é alertar para os riscos da dengue. Além disso, serão distribuídos informes sobre o tema. Também terá uma barraca com exemplos de possíveis criadouros da dengue e uma mostra das fases de vida do mosquito.

As ações deste sábado integram a programação da Secretaria de Saúde desenvolvida nos últimos 15 dias em toda cidade para marcar o Dia D de Mobilização contra a Dengue e que têm como objetivo principal alertar a população sobre a necessidade da participação de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Neste período, a Prefeitura agitou as cinco regiões de subdivisão do município com as mais diferentes formas de manifestações para chamar a atenção para a questão da dengue. Nas escolas, os sintomas e as formas de evitar a doença passaram a fazer das aulas e a dengue virou tema de gincanas, concursos, teatros de fantoches, palestras e de muitos motivos para brincar.

Agentes comunitários de saúde, supervisores de controle ambiental e outros profissionais de saúde alertaram sobre os perigos da doença em toda cidade. Os trabalhos de prevenção e controle passaram a integrar o Prefeitura em Ação e foram promovidos arrastões de criadouros da dengue em vários locais, com ações de limpeza em escolas e outros locais que recebem grande público; atividades em pontos de risco que são estabelecimentos como borracharias, ferros-velhos e outros que, pela natureza de sua atividade, podem favorecer a proliferação do mosquito; telagem de caixas d´água; limpeza de terrenos particulares com entulho e mato; operações de cata-bagulho; distribuição de folhetos e cartazes entre outras atividades.

Desde janeiro de 2006, Campinas confirmou 745 casos de dengue, sendo que o município é um dos que apresenta a menor incidência (número de casos por 100 mil habitantes) da doença no interior do Estado, com 70,4/100 mil habitantes.

Denize Assis