Experiência de Campinas é eleita entre as dez melhores na Expoepi 2006

21/11/2006

Trabalho integrou um grupo de 60 selecionados inicialmente entre 300 inscritos de todas as regiões do Brasil.
Como prêmio, a Secretaria Municipal de Saúde vai receber R$ 30 mil

O trabalho Siant-Rábica - criação de um arquivo para sistematizar as informações da campanha anti-rábica animal - uma ferramenta para o planejamento, organização e avaliação no município de Campinas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi eleito entre as dez melhores experiências durante a 6ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) ocorrida em Brasília entre 15 e 17 de novembro. A seleção rendeu um prêmio de R$ 30 mil para a Secretaria.

O Siant-Rábica, idealizado pelo médico veterinário Luiz Henrique Martinelli Ramos, da equipe de vigilância do Distrito Leste, consiste em um arquivo em Excel® que permite organizar, gerenciar e avaliar as ações da campanha de vacinação de cães e gatos em áreas de maior risco para raiva humana e elaborar indicadores de produção e acidentes, subsidiando as estratégias de controle de raiva.

Segundo a comissão julgadora da Expoepi, a experiência de Campinas é relevante devido à importância da organização dos dados referentes às atividades de vacinação anti-rábica canina desenvolvidas, na perspectiva de aprimorar a Vigilância Epidemiológica e melhorar a qualidade das ações, subsidiando o planejamento.

De acordo com Luiz Henrique, o trabalho desenvolvido por ele consistiu na criação de um arquivo que ajuda a organizar, planejar e avaliar os resultados e analisar indicadores de saúde relativas à campanha anti-rábica animal de maneira simples e rápida. O médico veterinário informou que já tem propostas pra levar esta tecnologia para outros municípios do País.

Segundo ele, o sistema foi testado durante três anos na região leste da cidade e, graças aos resultados positivos, chegou ao município inteiro no ano de 2006. Luiz Henrique informou ainda que o trabalho também permitirá, num próximo passo, a utilização desta mesma metodologia para campanhas de vacinação em humanos.

“Este prêmio é o reconhecimento do trabalho não somente individual, mas de todos os profissionais da pasta em prol da saúde pública. Pra mim, sem dúvida, foi muito importante e com certeza pra Secretaria de Saúde também já que projeta o nome de Campinas para todo Brasil”, disse.

A experiência de Campinas integrou um grupo de 60 trabalhos selecionados inicialmente entre 300 inscritos de todas as regiões do Brasil. A seleção dos melhores relatos foi baseada nos seguintes critérios: relevância do tema, sustentabilidade, reprodutibilidade, impacto potencial para o serviço e para a saúde pública, adequação dos métodos empregados, apresentação dos resultados, conclusões e recomendações, caráter inovador e clareza e objetividade da apresentação escrita.

A Expoepi

Promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a Expoepi reúne técnicos e especialistas nacionais e internacionais em torno de temas relevantes para a área de vigilância em saúde. É o maior espaço para troca de experiências entre os gestores e técnicos que atuam na área de prevenção e controle de doenças em estados e municípios.

Além do trabalho Siant-Rábica, a Secretaria de Saúde de Campinas participou da mostra com o trabalho Utilização do Programa Epi Info no Mapeamento de Poços Rasos, apresentado pela tecnóloga em saneamento Ivanilda Mendes, do Distrito de Saúde Sudoeste.

Outros dois trabalhos da Secretaria - Experiência na Vigilância de Acidentes e Violências do Município de Campinas, da médica ginecologista Verônica Gomes Alencar, e Controle Ambiental e Ocupacional na Exposição Humana a Radiações Não Ionizantes, do médico sanitarista Carlos Eduardo Cantúsio Abrahão – foram apresentados respectivamente em mesa-redonda e oficina de trabalho que integraram a Expoepi 2006.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias