Campinas promove mutirão de mamografias no próximo sábado

22/11/2006

Campinas promove no próximo sábado, dia 25 de novembro, das 8h às 17h, mais um mutirão de mamografias, que será realizado em todo estado pela Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo é diminuir a espera por este exame que, no Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas, chega a três semanas.

“Atualmente 1,4 mil mulheres aguardam pelo procedimento nos serviços próprios e credenciados pela Secretaria Municipal de Saúde. Nos casos urgentes, o exame é realizado em menos de 24 horas”, informa o médico Fernando Brandão, coordenador municipal da área técnica da Saúde da Mulher.

Segundo Fernando, a novidade deste mutirão é que as pacientes puderam marcar previamente, até dia 21 de novembro, o exame nos serviços credenciados para o evento. “No entanto, quem não marcou pode comparecer no o mutirão que o exame será realizado ou, caso o número de pedidos exceda a cota pactuada para o dia, agendado para um prazo máximo de até duas semanas”, afirma. O coordenador observa que serão atendidas somente mulheres que estiveram portando o pedido de mamografia.

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza anualmente 23 mil exames de mamografia que são distribuídos nos centros de saúde da rede pública municipal. Os casos suspeitos são encaminhados para o ambulatório especializado de mastologia que detecta em média 120 cânceres de mama entre moradoras de Campinas por ano.

“Nos últimos dez anos, esta doença tem sido descoberta cada vez mais precoce no SUS municipal, o que tem resultado numa estabilização na taxa de mortalidade”, diz Fernando.

Para realizar a mamografia na rede municipal de saúde de Campinas, a mulher precisa consultar seu médico ginecologista ou clínico no Centro de Saúde para se orientar sobre quando deve começar os seus controles mamográficos.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de um milhão de mulheres descobre que está com câncer de mama, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, de acordo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de 49 mil novos casos de câncer de mama em 2006.

Denize Assis

Locais de atendimento