Saúde abre Semana de Combate ao Alcoolismo

27/11/2006

Esta matéria é uma colaboração da jornalista Claudia Xavier,
do Departamento de Comunicação da Prefeitura (Decom), para a Secretaria de Saúde

O Distrito Sudoeste de Saúde promove a partir de hoje, dia 27 de novembro, até sexta-feira, 1º de dezembro, a Semana de Combate ao Alcoolismo, atividade voltada aos profissionais da rede pública de saúde da região, com o objetivo de fornecer subsídios para a detecção e tratamento de pacientes com problemas relacionados ao uso excessivo de bebidas alcoólicas.

De acordo com a apoiadora de Saúde Mental do Distrito, Rogéria Nisorelli, durante a semana, médicos, enfermeiros, agentes e auxiliares passarão por um trabalho de "sensibilização" a respeito do problema de saúde pública que o álcool representa.

"É um problema grave porque doenças crônicas como diabetes, hipertensão e tuberculose, além de acidentes diversos e a violência doméstica estão relacionados ao uso dependente ou abusivo do álcool", afirma Rogéria.

Segundo a apoiadora, o objetivo do projeto é fazer com que, na rotina de atendimento, os profissionais de saúde conversem com os pacientes sobre a maneira como eles fazem uso de bebidas alcoólicas além de submetê-los a um questionário sobre seus hábitos etílicos. O questionário será aplicado entre os pacientes com idade superior a 16 anos.

"Se for constatado que o usuário faz uso abusivo do álcool, ele será encaminhado para trabalhos de aconselhamento e tratamento na rede básica de saúde da região e, se houver dependência, o encaminhamento será aos Caps (Centro de Atenção Psicossocial)", disse Rogéria.

Para intensificar o trabalho de orientação dos usuários, 3 mil folhetos serão distribuídos com informações sobre os problemas de saúde que o alcoolismo pode causar, formas e locais de tratamento.

Algumas unidades da região sudoeste já contam com grupos de tratamento de alcoolistas e, em função do projeto, outras passarão por capacitação.

O Distrito Sudoeste de Saúde conta com 11 unidades básicas de saúde e dois Caps, numa região com população estimada em 210 mil moradores.

De acordo com Rogéria, cerca de 30% da população brasileira têm problemas relacionados ao uso excessivo de álcool.

Volta ao índice de notícias