Caminhada pelo fim da violência às mulheres marca semana do Dia Mundial de Luta Contra Aids promovida pelo Centro de Saúde Balão do Laranja

28/11/2006

Com apoio e matriciamento do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde
da Prefeitura de Campinas unidade realiza testes de hiv e dst

Uma caminhada em que usuários e profissionais do Centro de Saúde (CS) Balão do Laranja, no Jardim Campos Elíseos, em Campinas, fazem uma manifestação pelo fim da violência contra a Mulher marcará as ações da unidade de saúde na semana do dia 1º de Dezembro, data em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

As ações de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis (dst) e incentivo à realização do teste de hiv e dst, no CS Balão do Laranja têm apoio e matriciamento do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

A atividade será realizada no dia 28 de novembro, uma terça-feira, e um dos objetivos é divulgar que o Centro de Saúde realiza aconselhamento e coleta para testes de hiv e doenças sexualmente transmissíveis.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) através da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a assistente social Isabel Cristina Seregatto, coordenadora da unidade, uma das causas da violência está relacionada às dificuldades que o público feminino encontra na negociação para uso da camisinha durante as relações sexuais.

"A gente percebe isso no cotidiano de nossa atuação junto à população que acessa o Centro de Saúde. Ainda é um tabu o uso do preservativo e a gente sempre coloca esta questão sobre o que pode acontecer quando a mulher pedir ao marido ou parceiro para que use camisinha na hora da relação", observa.

A caminhada será realizada pelas ruas do bairro Jardim Campos Elíseos durante cerca de meia hora. Durante toda a semana, do dia 27 ao dia 1º, no entanto, a equipe do Centro de Saúde realizará atividades para prevenção às dst/aids e visibilidade à necessidade de realização do teste de hiv e dst.

"Estamos definindo atividades para todos os dias desta semana e queremos que elas tenham repercussão não somente para esta data, quando reforçamos o apelo para realização do teste e uso da camisinha, mas que repercutam para todo o ano", afirma a terapeuta ocupacional Martha Nery Garcia, que coordena a atividades relacionadas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids no CS Balão do Laranja.

Centro de Saúde Dr. Pedro Agapio A. Neto
(Balão do Laranja)

Coordenadora: Isabel Cristina Seregatto

Endereço: Avenida Paulo Provenza Sobrinho, 35