Centro de Saúde Ipaussurama reforça aconselhamento e teste de hiv e doenças sexualmente transmissíveis no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

28/11/2006

Ações têm apoio e matriciamento do Programa DST/Aids
da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas para controle da epidemia na cidade

O Centro de Saúde (CS) do Jardim Ipaussurama, região noroeste em Campinas, prepara medidas de reforço para aconselhamento e realização dos testes de hiv e doenças sexualmente transmissíveis (dst) em 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

As ações de prevenção e para diagnóstico do hiv e doenças sexualmente transmissíveis têm matriciamento e apoio do Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

A data, 1º de Dezembro, é reconhecida como Dia Mundial de Luta Contra a Aids pela Organização das Nações Unidas (ONU) através da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a enfermeira Maria Luzia Dourado Bianchini, coordenadora do CS Ipaussurama, a equipe do centro de saúde elabora estratégias para aumentar a visibilidade das ações de aconselhamento e teste para hiv e dst.

As mulheres, de acordo com ela, são o foco principal das ações. Ela explica que a oferta dos testes é feita junto à população que acessa a unidade, diariamente, das 7h às 19h, e que no dia 1º de Dezembro haverá um "reforço".

"Já realizamos atividades em que buscamos dar visibilidade à necessidade de fazer o teste de hiv e sífilis e estamos nos organizando para aproveitar a data e divulgar ainda mais as informações sobre aids", disse Maria Luzia.

O Jardim Ipaussurama fica na região Noroeste de Campinas e o Centro de Saúde está localizado à rua Av. Márcio Egídio de Souza Aranha, 351 e o telefone é (19) 3269 – 2229.

Para saber mais sobre testes de aids e dst a população de Campinas deve acessar os centros de saúde da cidade ou o Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids, à Rua Regente Feijó, 637, das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados).

O teste é gratuito e sigiloso e o resultado fica pronto em até 10 dias. No caso de resultado positivo para hiv ou dst a pessoa pode realizar o tratamento que é gratuito e garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O telefone do Centro de Referência, para a população saber mais sobre o teste de aids e dst é o (19) 3236 – 3711.

..................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 8115 – 4856 / 3234 – 5000, 3236 – 3711, 3234 - 9993, com Eli Fernandes