Acadec, ong parceira do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, realiza atividades para Dia Mundial de Luta Contra a Aids

28/11/2006

Escultura com velas em formato do laço que simboliza a prevenção à aids
é montada em frente à Catedral Metropolitana de Campinas

A montagem de uma escultura com velas para formar o laço que simboliza a prevenção está entre as atividades que serão realizadas pela organização não-governamental Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec), parceira do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

A montagem será realizada na quinta-feira, dia 30 de novembro, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, no Centro da cidade. O evento será realizado a partir das 17h e terá participação de representantes da sociedade civil organizada, da população em geral e da equipe do Programa DST/Aids de Campinas.

As ações realizadas pela Acadec, a partir deste ano, fazem parte do projeto Walk for Life – A grande caminhada da solidariedade, que se tornou lei no dia 10 de Outubro de 2006, e que a partir desse ano integra o calendário oficial de comemorações do Dia Mundial da Luta contra a Aids no município de Campinas.

Outras ongs e instituições públicas realizam desde sexta-feira uma série de eventos que buscam dar visibilidade às ações de prevenção às dst/aids e que neste ano, trazem como foco, conforme orientação do Ministério da Saúde, o "protagonismo das pessoas que vivem com hiv/aids". O slogan do Ministério é: "A vida é mais forte que a aids". O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de Dezembro, é uma data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

...............................................................................................................................

Mais informações à Imprensa:

Acadec: (19) 3272 – 3857
Assessoria de Imprensa do Programa DST/Aids: (19) 8115 – 4856, 3234 – 5000, 3236 – 3711, com Eli Fernandes

Confira a programação de atividades da Acadec em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids de Campinas:

De 29/11 a 8/12 - Exposição Humor e Aids.

Exposição de cartuns produzidos por vários artistas de todo mundo para o Festival Internacional Humor em DST/Aids. A exposição acontece no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas que fica à Rua Regente Feijó, 637, das 8h às 18h.

30/11 - Montagem da escultura de velas representando o Laço símbolo da prevenção à Aids em frente à Catedral Metropolitana de Campinas . Esta escultura representa os protagonistas desta história e tem como mote o slogan da campanha do Ministério da Saúde para 2006: "A vida é mais forte que a Aids".

30/11 - Apresentação de filmes publicitários das campanhas de prevenção produzidas pelo Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde , no período de 1996 a 2006, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, das 20h às 22h.

01/12 - Abertura oficial das comemorações do dia mundial da luta contra a Aids com a apresentação do Coral Canto do Centro , formado por profissionais de saúde e usuários do Centro de Referência de DST/Aids de Campinas. Este coral, sob a regência de Deo Pitti, faz parte das Oficinas Culturais do Ninho das Artes - ACADEC. A apresentação acontece na Praça atrás da Catedral Metropolitana.

1/12 - Lançamento oficial da segunda parte do material da campanha de prevenção "Ninguém precisa ser Santo. Preserve seu Santuário! " voltada à população das religiões de matriz africana, com a presença de Mam´etu Dango e Babá Toloji. O lançamento acontece no palco da Praça atrás da Catedral Metropolitana de Campinas.