Escultura de velas acesas na forma de laço integra atividades do Dia de Luta Contra a Aids em Campinas

29/11/2006

Campinas promove a partir das 17h desta quinta-feira, dia 30 de novembro, véspera do Dia Mundial de Luta contra a Aids, na praça da Catedral Metropolitana, um ato com o acendimento de centenas de velas vermelhas na forma do laço da prevenção e solidariedade - símbolo mundial da luta contra doença – e apresentação de filmes publicitários das campanhas de prevenção do Ministério da Saúde.

O evento, promovido pela organização não-governamental (ONG) Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec) em parceria com o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo homenagear os 4.763 casos de Aids notificados no município desde a década de 80 e reforçar o compromisso da cidade no combate à doença, à discriminação, ao estigma e preconceito que envolvem as pessoas que vivem com HIV/Aids.

O ato é parte do projeto Walk for Life – A grande caminhada da solidariedade, que a partir deste ano integra o calendário oficial de comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids em Campinas. O Walk for Life foi regulamentado por lei no dia 10 de outubro de 2006.

Outras ONGs e instituições públicas de Campinas realizam desde a última sexta-feira uma série de eventos que buscam dar visibilidade às ações de prevenção às DSTs/Aids e que neste ano, pela primeira vez, conforme orientação do Ministério da Saúde, trazem como foco o protagonismo das pessoas comuns que vivem com HIV. O slogan do Ministério é: "A vida é mais forte que a aids".

Dia Mundial. O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids.

As atividades desenvolvidas para marcar a data visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define estratégias para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.

Denize Assis

Confira a programação de atividades da Acadec em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids de Campinas:

De 29/11 a 8/12 - Exposição Humor e Aids.

Exposição de cartuns produzidos por vários artistas de todo mundo para o Festival Internacional Humor em DST/Aids. A exposição acontece no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas que fica à Rua Regente Feijó, 637, das 8h às 18h.

30/11 - Montagem da escultura de velas representando o Laço símbolo da prevenção à Aids em frente à Catedral Metropolitana de Campinas . Esta escultura representa os protagonistas desta história e tem como mote o slogan da campanha do Ministério da Saúde para 2006: "A vida é mais forte que a Aids".

30/11 - Apresentação de filmes publicitários das campanhas de prevenção produzidas pelo Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, no período de 1996 a 2006, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, das 20h às 22h.

01/12 - Abertura oficial das comemorações do dia mundial da luta contra a Aids com a apresentação do Coral Canto do Centro , formado por profissionais de saúde e usuários do Centro de Referência de DST/Aids de Campinas. Este coral, sob a regência de Deo Pitti, faz parte das Oficinas Culturais do Ninho das Artes - ACADEC. A apresentação acontece na Praça atrás da Catedral Metropolitana.

1/12 - Lançamento oficial da segunda parte do material da campanha de prevenção "Ninguém precisa ser Santo. Preserve seu Santuário!" voltada à população das religiões de matriz africana, com a presença de Mam´etu Dango e Babá Toloji. O lançamento acontece no palco da Praça atrás da Catedral Metropolitana de Campinas.