Atividades em série marcam Dia D contra a Dengue em Campinas

23/11/2007

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia D nacional de mobilização contra a dengue, celebrado em todo Brasil em 24 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde promove, a partir desta quinta-feira, dia 22, nas cinco regiões de Campinas, atividades em série direcionadas a públicos de todas as faixas etárias e com os mais variados perfis.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o problema da dengue, estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se reproduz, e a receber os agentes comunitários de saúde. “A idéia é fazer um grande alerta sobre a doença, abordando o tema da maneira mais diversificada possível”, diz a enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora da Vigilância em Saúde de Campinas.

O Dia D integra a Campanha de Mobilização: Campinas contra a Dengue, lançada em outubro, e que tem como uma das metas construir parcerias para o combate à dengue. Neste ano, as ações de esclarecimento anteciparam o período de calor e chuvas, época de proliferação mais intensa do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, reforça que o Dia D visa chamar a atenção para a importância contínua do trabalho de dengue. “É necessário termos uma posição obsessiva em relação à dengue, mobilizando governos, a sociedade e a mídia. Cotidianamente, as pessoas devem, em sua casa, na escola, em seus locais de trabalho e lazer, fazer as ações de prevenção. O dia de mobilização acontece neste sentido”, afirma o secretário.

Região leste. Na área do Centro de Saúde (CS) Conceição, os agentes comunitários de saúde atuam nesta quinta-feira, dia 22, das 12h às 22h, horário diferente do habitual, que é das 8h às 17h. A mudança visa diminuir as pendências – percentual de domicílios que não podem ser trabalhados ou porque estão fechados ou porque há recusa do morador em receber a equipe.

No sábado, dia 24, acontece caminhada na Lagoa do Taquaral, a partir das 8h. Também serão realizadas atividades de educação em saúde, informação e mobilização social no Bosque dos Jequitibás. Os dois parques são os mais visitados em Campinas.

Região Norte. Foram iniciadas hoje, dia 22, e prosseguem até semana que vem ações com alunos das escolas de bairros nas abrangências dos CSs Eulina, CDHU-E, São Marcos, Boa Vista e Barão Geraldo. As atividades incluem palestras, apresentação de exemplares do mosquito, divulgação de maneiras de combate, distribuição de cartilhas educativas e esclarecimento de dúvidas.

No dia 24, ocorre grande mobilização no Clube Municipal João do Pulo (avenida Nossa Senhora das Dores, 67), na Vila Padre Anchieta. No local, a comunidade terá acesso a exposição das diferentes fases do Aedes aegypti, oficina de reciclagem, apresentações de peças de teatro, música e shows de dança, jogos educativos e outras atividades, todas abordando a questão da dengue.

Região Sul. Durante todos os dias desta semana, com exceção da terça-feira, dia 20, houve telagem de caixas de água no Jardim Itaguaçu e aplicação de larvicida biológico BTI na área da Gleba B e Campo Belo. Amanhã, dia 23, ocorrem arrastões nos bairros Jardim São Vicente e Santa Odila.

As equipes de saúde realizam, no sábado, panfletagem em pontos de grande concentração de pessoas como a Rodoviária, Aeroporto de Viracopos, supermercados e outros. Além disso, um carro de som vai percorrer bairros como Oziel, Monte Cristo, Gleba B e Campo Belo com mensagens sobre a dengue.

Região Sudoeste. Nesta sexta-feira, dia 23, durante todo o dia, será realizada feira cultural na Escola Luiz Gonzaga da Costa, abordando o tema da dengue e de outras doenças com interface com o meio ambiente. Alunos e professores da escola Laís Bertoni Pereira apresentam teatro sobre a doença.

No dia 24, acontece ação de educação ambiental no bairro Jardim Santo Antônio. Uma barraca será instalada na rua 8, nº 22, no Mercado do Manoel, com amostras do mosquito e sessão tira-dúvidas. Além disso, será feita panfletagem nas avenidas Pastor João Prata Vieira e Armando Alves de Oliveira.

Região Noroeste.Desde segunda-feira, dia 19, e até amanhã, dia 23, os agentes comunitários de saúde do CS Floresta promovem apresentações de teatro de fantoches nas Cemeis Otávio C. Borghi (às 9h e 14h do dia 21), Idalina (às 9h e 14h do dia 22), CDHU-São Bento (às 9h e 14h do dia 23). A peça também está sendo apresentada na recepção do CS, onde os usuários também estão tendo a oportunidade de assistir a vídeos educativos.

No dia 24, acontece arrastão de criadouros com ações educativas no Parque da Amizade, na abrangência do CS Floerence.

Publicidade. A Prefeitura também vai aproveitar a ocasião do Dia D para iniciar o lançamento de uma campanha publicitária com distribuição de 350 mil filipetas, 20 mil cartilhas para escolares, 30 outdoors, 40 busdoors, 50 mil cartazes e folhetos para floriculturas, faixas de rua, VT para televisão, spots para rádio e informe para jornal impresso.

Estatísticas. Campinas notificou este ano 21.772 casos de dengue entre residentes no município (casos autóctones). Deste total, foram confirmados por exames laboratoriais 4.950 ocorrências, sendo 65 de dengue com complicação e 20 da forma hemorrágica. Duas pessoas morreram. O coeficiente de incidência é de 475 por 100 mil habitantes.

O Dia D foi organizado pela Secretaria de Saúde, por meio dos Centros de Saúde e Vigilâncias em Saúde, com apoio das Secretarias Municipais de Infra-Estrutura; de Esportes; de Cultura Lazer e Turismo; Sanasa; IMA; Rádio Educativa; e Departamento de Comunicação (Decom). A Fundação Educar também contribuiu.