Dia D contra a Dengue será marcado por ações de mobilização em todas as regiões de Campinas

26/11/2007

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma série de atividades para marcar neste sábado, 24 de novembro, o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, estratégia do Ministério da Saúde desenvolvida em todo País. O objetivo principal da data é chamar a população para participar ativamente das ações de prevenção e controle da doença.

Nas cinco regiões de abrangência da cidade, serão desenvolvidas ações em locais estratégicos, de grande concentração de pessoas, com o objetivo de fazer um grande alerta sobre a doença, abordando o tema da maneira mais diversificada possível (veja programação abaixo).

O Secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, vai fazer a abertura das atividades no Clube João do Pulo (avenida Nossa Senhora das Dores, 67, Vila Padre Anchieta), às 8h. Na oportunidade, o secretário vai atender à imprensa. Também estará presente na abertura a enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas.

Para marcar a data, a Prefeitura também vai iniciar o lançamento de uma campanha publicitária com distribuição de 350 mil filipetas, 20 mil cartilhas para escolares, 30 outdoors, 40 busdoors, 50 mil cartazes e folhetos para floriculturas, faixas de rua, VT para televisão, spots para rádio e informe para jornal impresso.

O Dia D integra a Campanha de Mobilização: Campinas contra a Dengue, lançada em outubro pela Prefeitura com o objetivo de envolver todos os segmentos da sociedade e construir parcerias para o combate à dengue.

Reforço na ofensiva. Neste mês de novembro, a Secretaria de Saúde de Campinas aprimorou a ofensiva contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue. O município começou a colocar em prática os resultados apontados na oficina: Controle da dengue no município de Campinas – atualização de propostas, realizada no final de outubro.

A estratégia inclui: aumento da equipe de campo, com a inclusão de profissionais específicos para trabalhar no controle de vetores; alocação de recursos e ações de controle com base no mapa de risco elaborado pela equipe da Vigilância em Saúde; incorporação do uso de larvicida biológico (BTI) em todas as regiões da cidade nos criadouros não destrutíveis, inclusive em reservatórios de água potável; bloqueio em 500 metros ao redor de qualquer caso positivo de dengue, com eliminação de criadouros, uso de larvicida e adulticida e atuação em pontos de risco, inclusive com medidas punitivas com multa e apreensão de materiais; distribuição de cartilha com diretrizes municipais do combate à dengue para todas as unidades de saúde.

“As medidas antecedem o período mais crítico de transmissão da doença, que é a época de calor e chuvas”, afirma o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

Segundo a equipe técnica da Covisa, o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, encontrou no mundo moderno condições favoráveis para sua rápida expansão. Nesse cenário e na ausência de armas eficazes - como uma vacina -, há um consenso técnico internacional de que não é factível a erradicação do mosquito.

“No entanto é possível que mantenhamos um processo de constante aperfeiçoamento do programa de combate à dengue com o objetivo de minimizar a ocorrência de epidemias e, principalmente, de garantir assistência adequada e acompanhamento das formas graves, como a febre hemorrágica da dengue. É neste sentido que aprimoramos nossas estratégias”, diz a enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas.

Estatísticas. Campinas notificou este ano 21.772 casos de dengue entre residentes no município (casos autóctones). Deste total, foram confirmados por exames laboratoriais 4.950 ocorrências. Outras cerca de 10 mil, sem confirmação laboratorial no momento, poderão ter diagnóstico presumido por critério clínico-epidemiológico. Foram confirmados 65 de dengue com complicação e 20 da forma hemorrágica. Duas pessoas moradoras de Campinas morreram. O coeficiente de incidência é de 475 por 100 mil habitantes no município.

Programação do Dia D:

Região Leste:

Sábado, dia 24: Caminhada na Lagoa do Taquaral, entre 8h e 11h, com grupos de lian gong e de caminhada;

Atividades de educação em saúde, informação e mobilização social no Bosque dos Jequitibás;

22 de novembro: No CS Conceição, os agentes de saúde mudarão o horário de trabalho (será das 12h às 20h) nas casas do Jardim Planalto, onde há um índice grande de casas fechadas (casas não trabalhadas em relação à dengue).

Centro de Saúde de Sousas - dia 24: Ação em parceria com a ONG CECOIA: panfletagem e ações de educação em saúde sobre a dengue, junto com os agentes comunitários; atividades culturais; ginástica harmônica e verificação de PA e teste de diabetes capilar; atividades sobre saúde bucal; cata-bagulho realizado nesta sexta-feira, dia 23, junto com o DLU na área do BECO em Sousas.

Região Norte:

CS Eulina: Durante toda semana, atividades nas escolas;

CS Boa Vista: Dia 1° ação com a comunidade e mutirão;

No dia 24, grande ação de mobilização social na Praça João do Pulo – João Carlos de Oliveira -, das 9h às 14h30, com exposição de exemplares do mosquito da dengue, oficina de reciclagem, apresentação de números de teatro, dança e música, cantinho para pintura de rosto, jogos educativos, orientações sobre limpeza e adequação de caixas d´água.

Região Sudoeste:

Dia 23: Feira Cultural na Escola Estadual Luiz Gonzaga da Costa, dia todo. Serão abordados a dengue e outros temas relacionados ao meio ambiente/saúde. Será exposta barraca com as fases do mosquito e presença de profissionais para esclarecer possíveis dúvidas dos alunos e demais pessoas que estiverem presentes na feira. Também será apresentado teatro sobre dengue da Escola Estadual Laís Bertoni Pereira (pertence ao CS Capivari).

Dia 24: Ação de educação ambiental, no bairro Jardim Santo Antônio. Com barraca da dengue (rua 8, nº 22, no Mercado do Manoel), com amostras de larvas e do mosquito adulto, distribuição de panfletos. Pode ser que a barraca percorra alguns locais do bairro. Panfletagem nas avenidas Pastor João Prata Vieira e Armando Alves de Oliveira.

Região Noroeste:

Dia 24: Ação de inviabilização de criadouros no Parque da Amizade, na área do CS Florence.

CS Floresta, os agentes comunitários de saúde realizam durante toda semana do dia 24: Apresentação de teatro de fantoches nas Cemeis Otávio C. Borghi (às 9h e 14h do dia 21), Idalina (às 9h e 14h do dia 22), CDHU-São Bento (às 9h e 14h do dia 23). Na recepção do CS, também ocorrem apresentações de teatro de fantoches e de vídeos educativos durante todos os dias, no horário de atendimento.

Região Sul:

Dia 24: Panfletagem em pontos estratégicos como semáforos, Rodoviária, Extra Abolição, Carrefour Valinhos, Galassi, Aeroporto de Viracopos e outros. Carro de som passando nos bairros Oziel, Monte Cristo, Gleba B e Campo Belo – Samba e Hip Hop. Na sexta-feira, 23, arrastão no São Vicente e Santa Odila. Telagem no Jardim Itaguaçu e aplicação de BTI na região do Campo Belo e Gleba.

Volta ao índice de notícias