Trabalhos de conscientização e mutirões marcaram Dia de Combate à Dengue em Campinas

27/11/2007

Autor: Denize Assis

De norte a sul de Campinas, equipes de todas as unidades da rede pública municipal de saúde atuaram no último sábado, 24 de novembro, Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, em atividades variadas para lembrar a população dos perigos da doença e da importância do combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

A mobilização atraiu centenas de pessoas para o Clube João do Pulo, na Vila Padre Anchieta, região norte da cidade, uma das mais atingidas pela dengue este ano no município. No local, crianças e adultos puderam conhecer o mosquito. Um laboratório foi montado na quadra do clube, para todo mundo ver o ovo, a larva e o inseto adulto, que se reproduz em água parada. No mesmo espaço, uma maquete com exemplos de como eliminar criadouros foi exposta.

“Às vezes, coisas tão pequenas que a gente nem vê causam doença. Por isso, é importante não deixar água parada, nem recipientes em que o mosquito possa se reproduzir”, disse Jonas Daniel Barbosa Melo, de 12 anos. Ele estuda na 6ª série da Escola Paulo Mangabeira Albernazi, na Vila Padre Anchieta, e esteve no Clube para aprender mais sobre a dengue.

Além desta atividade, também foram desenvolvidas no local oficina de reciclagem, peça de teatro, números de música e dança, cantinho de pintura de rosto, distribuição de folhetos e cartilhas educativas. Até o mosquito apareceu: um artista se fantasiou para chamar a atenção dos participantes.

O Secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, e a diretora da Saúde Coletiva, Salma Rodrigues Balista, também estiveram no local.

Para a agente de saúde, Ana Paula Santana, do Centro de Saúde de Barão Geraldo, se cada cidadão fizesse a sua parte a epidemia de dengue não seria tão expressiva. “Cada um tem que cuidar do seu quintal. As famílias têm que receber o agente comunitário de saúde”, disse. Ana Paula foi uma das agentes que trabalhou no Dia de Mobilização.

Na região leste da cidade, foi realizada uma passeata na Lagoa do Taquaral. Donas de casa, jovens e idosos participaram. Durante a caminhada, foram entregues filipetas. No Bosque dos Jequitibás, a informação chegou por meio de uma peça de teatro. Pais e filhos assistiram ao espetáculo ‘Socorro, lá vem a dengue’. A história mostra uma agente comunitária de saúde que visita uma casa repleta de criadouros já com o mosquito.

O público aprovou. Segundo a secretária Maria das Graças Rodrigues é sempre bom aprender assim, por meio de atividades culturais. “Meus filhos gostaram muito. Não tenho plantas e tomo todos os cuidados para evitar a doença. Aqui, meu comportamento ficou ainda mais reforçado como necessário. Sem dúvida é um incentivo”, disse.

Também houve ações de educação em saúde, informação e mobilização social em Sousas, onde as equipes de saúde promoveram atividades em conjunto com a Organização Não-Governamental Cecoia. A programação incluiu panfletagem e distribuição de cartilhas para escolares.

Na região sul, profissionais da Vigilância em Saúde e técnicos e supervisores de controle ambiental fizeram panfletagem nos semáforos mais movimentados, nos supermercados, na Rodoviária e no Aeroporto. Um carro de som percorreu os Jardins Monte Cristo, Nova América e Oziel com mensagens que incluíam a necessidade de eliminar água parada e de receber os agentes de saúde.

Exemplares das fases do mosquito transmissor também chamaram a atenção dos moradores do bairro Jardim Santo Antônio, na região sudoeste. As equipes de saúde montaram uma barraca itinerante para reforçar o perigo da doença e ressaltar a importância de combater os focos de reprodução do mosquito. Durante a ação também foram entregues cartilhas educativas.

Na região noroeste, mais de 700 famílias do Parque da Amizade e Jardim Três Estrelas receberam a visita dos agentes comunitários de saúde durante um grande arrastão de criadouros. Resíduos e materiais que podem acumular água foram removidos para o aterro sanitário.

Publicidade. A Prefeitura aproveitou o Dia D para lançar uma campanha publicitária contra a dengue, com distribuição de 350 mil filipetas, 20 mil cartilhas para escolares, 30 outdoors, 40 busdoor, 50 mil cartazes e folhetos para floriculturas, faixas de rua, VT de televisão, spotes para rádio e informe para jornal impresso.

Parcerias. O Dia contra a Dengue integra as atividades da campanha de mobilização social: Campinas contra a dengue, que visa estabelecer parcerias entre poder público e segmentos da sociedade no combate.

A Sanasa é uma das empresas parceiras e vai divulgar mensagem nas contas de água de 350 mil domicílios incentivando as famílias a manterem a caixa d´água vedada e a receberem os agentes de saúde. A Fundação Educar também participa com a doação de cartilhas educativas para escolares. Outros trabalhos conjuntos estão em andamento.

Para o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, é muito importante que haja uma consciência social no combate à dengue. O poder público pode e deve fazer sua parte, disponibilizar equipes de saúde, educar crianças, orientar as famílias, promover a limpeza urbana e organizar a cidade.

“Mas tudo isso não acaba com a dengue se não houver uma contrapartida da comunidade. Cotidianamente, as pessoas devem, em suas casas, nas escolas, em seus locais de trabalho e lazer, fazer as ações de prevenção. Sem a cumplicidade e a participação de todos, não é possível acabar com a dengue”, disse.

Estatísticas. Campinas notificou este ano 21.772 casos de dengue entre residentes no município (casos autóctones). Deste total, foram confirmados por exames laboratoriais 4.950 ocorrências. Outras cerca de 10 mil, sem confirmação laboratorial no momento, poderão ter diagnóstico presumido por critério clínico-epidemiológico. Foram confirmados 65 de dengue com complicação e 20 da forma hemorrágica. Duas pessoas moradoras de Campinas morreram. O coeficiente de incidência é de 475 por 100 mil habitantes no município.

As ações do Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue foram organizadas pelos centros de saúde e vigilâncias em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio das secretarias municipais de Infra-Estrutura, de Cultura, Esportes e Lazer, Rádio Educativa, IMA, Sanasa, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Departamento de Comunicação (Decom), Câmara Municipal de Campinas e Fundação Educar.

Volta ao índice de notícias