Atualização prepara equipes para atender casos de dermatologia

04/11/2008

Autor: Denize Assis

Evento também foi etapa preparatória para a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, que ocorre no próximo sábado, dia 8 de novembro, em Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Departamento de Saúde, encerrou na última quinta-feira, dia 30 de outubro, a Atualização em dermatologia na atenção básica. Durante os quatro dias de curso, 21, 23, 28 e 30 de outubro, 167 profissionais foram capacitados. O evento também foi etapa preparatória para a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, que ocorre no próximo sábado, dia 8 de novembro, das 9h às 15h, nos Hospitais Celso Pierro, Mário Gatti e de Clínicas (HC) – leia mais abaixo.

Durante a atualização, foram abordados os agravos mais prevalentes em dermatologia: dermatoses eczematosas (como dermatite atópica, de contato e de fralda); dermatoses dos anexos cutâneos (acne, queda de cabelo); dermatoses infecciosas (herpes, verrugas, furunculose, candidíase); e dermatoses eritemo-escamosas (psoríase, dermatite seborréica).

“O objetivo é ampliar o olhar da atenção básica em relação aos agravos de dermatologia e contribuir com a qualificação e resolubilidade do cuidado aos pacientes na atenção básica”, diz a médica sanitarista Valéria Cristina Miola Vendramini, coordenadora municipal da Área de Especialidades.

Segundo Valéria, uma das etapas do curso abordou a questão da avaliação de risco, ou seja: quais patologias devem ser encaminhadas e com que prioridade. Noutra etapa, as palestrantes do curso – as médicas dermatologistas Andréa Fernandes Eloy da Costa, do Mário Gatti, e Patrícia Érica Christofoletti Daldon, da Policlínica 2 e decente da Puc-Campinas - abordaram os tipos de câncer de pele visando, inclusive, a campanha que ocorre no próximo final de semana.

Campanha. De acordo com a coordenadora, o diagnóstico e tratamento precoces fazem toda a diferença no prognóstico do câncer de pele. “Neste sábado, na campanha de prevenção, serão atendidos pacientes com lesões suspeitas encaminhados pelos centros de saúde ou os que procurarem espontaneamente o Ambulatório de Dermatologia do Hospital Mário Gatti, Hospital Celso Pierro e Hospital de Clínicas”, informa Valéria.

Os dermatologistas da Secretaria Municipal de Saúde estarão envolvidos na campanha. Serão oferecidos avaliação clínica da pele e orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e descoberta precoce da doença. “Além disso, casos suspeitos de câncer de pele serão imediatamente encaminhados para cirurgia”, disse.

Em 2007, dos 63 pacientes atendidos no dia da campanha, 11 foram diagnosticados com câncer, sendo nove carcinoma basocelular e dois com carcinoma espinocelular. O mais perigoso é o melanoma.

A campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Guia. Um outro desdobramento da atualização será o lançamento do Guia prático de dermatologia na atenção básica de saúde. O documento, que já está pronto e em breve será lançado e distribuído para toda rede, pretende colaborar com processo de matriciamento, estratégia que vem sendo implementada junto à rede na área de atenção ambulatorial especializada. E visa a aproximação e troca de saberes entre os profissionais dos centros de saúde e dos ambulatórios de especialidades.

O guia foi construído por um grupo de trabalho envolvendo técnicos da Secretaria de Saúde e professores universitários.

Saiba mais sobre o câncer de pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares.

O carcinoma basocelular é o tipo mais freqüente, e representa 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar cumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.

Já o carcinoma espinocelular, o segundo tipo mais comum de câncer da pele, pode se disseminar por meio de gânglios e provocar metástase. Entre suas causas, estão a exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada; o tabagismo; exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.

O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase para qualquer órgão. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoces. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.

Como identificar. Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento do câncer de pele. É preciso estar atento a alguns sinais:

· Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;

· Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

· Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.