Encontro reúne recicladores para discutir riscos à saúde e prevenção da dengue

05/11/2008

Autor: Denize Assis

Os Centros de Saúde Conceição e Boa Esperança, na região leste de Campinas, mobilizaram mais de 25 pessoas na tarde desta terça-feira, dia 4 de novembro, na Igreja Coração de Maria (Jardim Flamboyant), durante o 3° encontro com catadores para discutir os riscos que a atividade exercida por eles pode trazer à saúde, com foco especial para a questão da dengue.

Nesta edição, além dos profissionais de saúde da Secretaria de Saúde, catadores e seus familiares, também houve participação de servidores da secretaria de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social que palestraram sobre geração de renda.

Também houve vacinação contra hepatite B e tétano, aferição de pressão arterial e foi agendado o ‘Lixotur’ – roteiro que mostra o caminho dos resíduos desde a casa de cada cidadão até o aterro ou a cooperativa. O encontro foi encerrado com entrega brindes, bags – grandes sacolões de ráfia para guardar os resíduos - e um coquetel.

Segundo o supervisor de controle ambiental Ricardo Almeida, da Vigilância em Saúde (Visa) Leste, o papel do catador no meio ambiente é muito importante e o encontro trata-se de uma oportunidade de conversar com todos ao mesmo tempo, usando uma mesma linguagem para colocar a necessidade de que eles se organizem e desenvolvam uma metodologia de trabalho de forma organizada com o cuidado com o meio ambiente e garantindo suas condições de saúde.

“Também aproveitamos a oportunidade para cadastrar os recicladores ainda não conhecidos e reforçar que o trabalho deles é muito importante, mas que tem que ser feito de forma que não propicie a proliferação do mosquito”, afirmou. Ricardo informou ainda que os recicladores cadastrados são visitados periodicamente.

A supervisora geral de dengue Adriana Regina de Oliveira, da Visa Leste, avaliou como muito bom o resultado do encontro. “A receptividade foi boa. Eles interagiram, tiraram dúvidas. Também foi um momento de reforçar o vínculo com esta população, considerada de risco”, disse.

Saiba mais. Os catadores desempenham papel muito importante na comunidade. Eles retiram os resíduos recicláveis do meio ambiente para dar a eles o destino correto. Para isto, recolhem materiais das casas e do comércio e juntam tudo num espaço, muitas vezes no próprio quintal.

Mas é necessário ter uma quantidade grande de materiais para ser possível vendê-los ou destiná-los a uma cooperativa ou outros locais. Se estes resíduos não forem guardados em local coberto, ao abrigo da chuva e do sol, podem tornar-se importantes disseminadores do mosquito da dengue, dada a grande quantidade e variabilidade de materiais.

Também podem se constituir em abrigos e atrativos para outros mosquitos, além de baratas, escorpiões, ratos, aranhas e outros. Portanto, estes materiais precisam estar depositados adequadamente.

Volta ao índice de notícias