Secretaria de Saúde de Campinas Tem três trabalhos na 8ª EXPOEPI

07/11/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas tem três trabalhos entre as 73 experiências que se destacaram na área de epidemiologia aplicada aos serviços de saúde do País apresentadas na 8ª EXPOEPI (Mostra de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças). O evento, que está sendo realizado em Brasília, é o maior e mais importante da área de vigilância em saúde no país e ocorre até sexta-feira, 7 de novembro.

Entre os trabalhos de Campinas constam: Investigação e controle de surto comunitário de doença meningocócica no município de Campinas – julho/agosto de 2007 -, apresentado pela enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal; Análise comparativa do perfil do paciente do Cerest/Campinas antes e depois da descentralização do atendimento para unidades básicas de saúde, apresentado por Márcia Herculano Cardillo, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador; e Vigilância em Saúde de populações expostas a solo contaminado – Vigisolo: implantação e priorização das ações de intervenção de risco à saúde humana do Distrito de Saúde Leste de Campinas, apresentado por Eliane Salvadego Anichiárico, da Vigilância em Saúde (Visa) Leste.

Das 73 experiências exibidas, 33 concorrem ao Prêmio da EXPOEPI, que dará R$ 30 mil ao destaque da mostra. Ainda durante o evento serão concedidos outros dois prêmios – Carlos Chagas e Adolfo Lutz & Vital Brazil – às melhores investigações de surtos realizadas por estados, municípios ou pela própria Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Este ano, quando o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 20 anos e a Estratégia Saúde da Família chega aos 15 anos, a EXPOEPI inovou e inseriu dois novos assuntos nas discussões: saúde do trabalhador e experiências bem-sucedidas de integração entre a vigilância em saúde e a atenção básica.

Entre os temas em discussão na 8ª EXPOEPI estão também a tuberculose, as hepatites virais, dengue, malária, hanseníase e DST/AIDS, além de doenças imunopreveníveis, vigilâncias em saúde ambiental, sistemas de informação, vigilância epidemiológica hospitalar e investigações de surtos.

Além de expor as três experiências, a Secretaria de Saúde de Campinas também teve duas médicas convidadas a participarem das discussões: a ginecologista e homeopata Verônica Gomes Alencar, atualmente na Coordenadoria da Mulher, e a sanitarista Naoko da Silveira, da Vigilância em Saúde. Elas participam do painel com o tema Violência, saúde e vulnerabilidade, sob coordenação de Jurandi Frutuoso, com a filósofa Marilena Chauí. Verônica vai falar sobre o Iluminar Campinas: uma experiência de gestão de uma rede de cuidados no SUS.

“A vigilância em saúde é uma das áreas prioritárias dentro das ações da Secretaria da Saúde por ser uma ferramenta para a melhoria da qualidade de vida da população. Participar da EXPOEPI, portanto, é um reconhecimento do trabalho das nossas equipes, um estímulo para nossos técnicos. Além disso, a exposição é um espaço para a divulgação do nosso trabalho, a troca de experiências e até mesmo a formação dos profissionais que atuam na área de prevenção e controle de doenças”, afirma a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, diretora da Vigilância em Saúde de Campinas.

Volta ao índice de notícias