Campinas integra grupo selecionado para curso De gestão em assistência farmacêutica do MS

07/11/2008

Autor: Denize Assis

Dois profissionais da Secretaria de Saúde de Campinas, a coordenadora do Programa de Assistência Farmacêutica, Maria Elisa Bertonha, e a farmacêutica do Distrito de Saúde Sudoeste, Salete Castele Girardi, integram o grupo de profissionais da área de farmácia selecionados para o Curso em Gestão da Assistência Farmacêutica de pós-graduação em ‘Latu Sensu’ financiado pelo Ministério da Saúde exclusivo para técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso ocorre na Universidade de Ribeirão Preto e tem como objetivo principal qualificar farmacêuticos servidores públicos, estaduais ou municipais, lotados em serviços de assistência farmacêutica (em nível de gestão ou de atenção ao usuário) para a gestão e desenvolvimento de ações de assistência farmacêutica.

“É muito importante estar participando, representando a Secretaria de Saúde de Campinas, mais especificamente o Departamento de Saúde. O conteúdo é bastante abrangente e vai trazer temas novos em gestão em saúde na área farmacêutica que vão interferir qualificando os serviços prestados à comunidade”, diz Maria Elisa Bertonha. Ela e Salete participaram de um processo seletivo que teve mais de 250 inscritos e teve apenas 30 aprovados. O curso começou dia 18 de outubro e terá duração de 360 horas divididas em 15 meses. As aulas acontecem aos sábados, das 8h às 18h.

Entre os assuntos a serem abordados constam Gestão em Saúde; Gestão em Recursos Humanos; Gestão de Medicamentos; Planejamento Estratégico em Saúde; Gestão de Custos em Saúde; Gestão da Qualidade aplicada ao Setor Saúde; Farmacologia Aplicada; Epidemiologia e Farmacoeconomia aplicadas ao SUS; Farmacoepidemiologia; Monitorização da Segurança de Medicamentos; e Responsabilidade Social do Profissional Farmacêutico para com os Usuários de Medicamentos.

Maria Elisa disse ainda que outro fator importante é que o curso possibilita a troca de conhecimentos já que conta com profissionais de diferentes áreas de atuação e de vários municípios do Estado, grandes e pequenos.

A aula inaugural do curso, no dia 18 de outubro, foi ministrada por Dirceu Brás Aparecido Barbano, diretor do Departamento da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde.

Volta ao índice de notícias