Atividades em série marcam Dia Mundial do Diabetes em Campinas

13/11/2008

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes em Campinas, nesta sexta-feira, dia 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde promove uma série de eventos em todas as regiões da cidade. O foco da campanha mundial de 2008, pela segunda vez consecutiva, é Diabetes nas Crianças e Adolescentes.

Atualmente, o diabetes é considerado uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doenças cardiovasculares. Estima-se que cerca de 75% dos portadores da doença no Brasil recorrem ao Sistema Único de Saúde.

Entre as atividades programadas pelo município constam a iluminação do Paço Municipal e da Torre do Balão do Castelo com a cor azul - cor símbolo sugerida para a data pela International Diabetes Federation (IDF) e adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2007. A ação ocorre em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Em todo o mundo, a meta é alcançar um total de 500 monumentos; 265 já estão confirmados em mais de 25 países comprometidos em tornar o mundo azul. O objetivo é chamar a atenção sobre o impacto do diabetes, sobretudo para estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem que os portadores da doença vivam mais e melhor. No Brasil, entre os edifícios a serem iluminados constam a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), do elevador Lacerda em Salvador (BA), do Maracanã e do Cristo Redentor no Rio de Janeiro (RJ).

Além da iluminação, o Departamento Municipal de Saúde vai manter durante todo o dia, na Praça rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, no Centro da cidade, equipes de saúde que vão fazer aferição de glicemia capilar, orientação alimentar e nutricional, encaminhamento dos casos necessários para os centros de saúde, além divulgarem informações sobre a política de atenção ao diabetes na rede pública municipal de saúde.

Os 63 centros de saúde espalhados por todas as regiões do município também vão desenvolver ações de educação, informação e mobilização social como palestras, testes de glicemia, orientações sobre nutrição, exposição de cartazes e painéis, exibição de filmes, distribuição de materiais informativos, sessões de ginástica e caminhadas entre outras atividades.

Os objetivos da campanha do Dia Mundial do Diabetes são conscientizar sobre o aumento de casos de diabetes tipo 1 e tipo 2 em jovens e ressaltar a importância do diagnóstico precoce e de educação em diabetes, o que ajudaria a reduzir complicações crônicas e a salvar vidas. Segundo a médica pediatra Maria Fernanda Costa Haddad, coordenadora municipal da Saúde da Criança e do Adolescente, incentivar crianças e adolescentes a adquirirem novos hábitos alimentares e a praticarem atividades físicas é uma das importantes tarefas de pais, responsáveis e todos os profissionais envolvidos com a educação.

“Quando não detectado logo nos primeiros anos de ocorrência, o diabetes pode ser fatal. Pais, familiares, médicos e professores devem conhecer os sintomas para possibilitar o tratamento imediato e evitar complicações da doença”, diz Maria Fernanda.

Estatísticas. De acordo com a pediatra, o programa informatizado de cadastro e acompanhamento de portadores de Diabetes na rede básica de saúde de Campinas aponta cerca de 123 crianças cadastradas e acompanhadas nos ambulatórios próprios e conveniados ao Sistema Único de Saúde que contam com assistência endócrino-infantil – situados na Policlínica 2 e nos Hospitais Municipal Mário Gatti, Celso Pierro – da PUC-Campinas - e de Clínicas (HC da Unicamp). Na população adulta (acima de 18 anos), a ocorrência média de diabetes é de 5,2%.

No mundo, há cerca de 180 milhões de pessoas portadoras de diabetes. No Brasil, a doença atinge 5,5 milhões de pessoas, o equivalente a 11% da população com mais de 40 anos. A enfermidade apresenta incidência crescente e já é responsável por 15% dos investimentos nacionais em saúde.

Ações no SUS. A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas tem implementado diversas estratégias de saúde pública para prevenir o diabetes e suas complicações – visando todas as faixas etárias -, por meio do cuidado integral a esse agravo de forma resolutiva e com qualidade.

O programa consiste em um conjunto de ações de promoção de saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento, capacitação de profissionais, vigilância e assistência farmacêutica.

São atividades em consonância com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. O paciente recebe assistência integral – as crianças com endrócrino-pediatras – com fornecimento gratuito dos medicamentos essenciais, incluindo as insulinas NPH e Regular, e também de insumos para auto-monitoramento da glicemia capilar (glicosímetro e tiras), além de seringas e agulhas para aplicação de insulina.

Há 4 anos não morre uma criança de diabetes em Campinas e desde 2002 houve uma redução significativa nas internações nesta faixa etária.

Quando e Por Quê? Celebrado em 14 de novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Essa campanha global de conscientização é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral.